pauzinho2

O sucesso dos restaurantes orientais, como japoneses e chineses no Brasil é notável. Para aqueles que são hábeis na manipulação dos pauzinhos, os hashis, é hora de optar pelos talheres (reutilizáveis). Por quê? O hábito tradicional está ameaçando as florestas.

Para se ter ideia a China descarta anualmente mais de 80 bilhões de pares de hashis, derrubando para isso 20 milhões de árvores (por ano!) para alimentar o hábito. Segundo o site Inhabitat, os líderes chineses já reconhecem que precisam de uma nova alternativa de talheres.

“Temos que mudar nossos hábitos de consumo”, afirmou aos delegados no Congresso Nacional do Povo, Bai Guangxin, presidente do Grupo de Indústria Florestal de Jilin, mesmo lembrando que essa mudança pode não ser tão bem aceita pela população chinesa.

Bai apontou também que o governo chinês começou a agir por meio de políticas que limitem fabricação de pauzinhos descartáveis, como um imposto de 5% instituído em 2006​.

pauzinhos

O presidente chinês, Hu Jintao, anunciou em 2009 que a China planejava aumentar sua cobertura florestal em 40 milhões de hectares até 2020, mas o uso de hashis descartáveis poderia impedir o país de alcançar esse objetivo.

Segundo o site The Telegraph, reduzir o uso de pauzinhos de madeira descartáveis em toda a China vai aliviar a pressão sobre as florestas do local. O país é atualmente o número um do mundo na importação de madeira.

 

por EcoD

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade