estacao-esqui-capa.jpg
A neve que cobria a maior estação de esqui do mundo acabou.

Cientistas bolivianos afirmaram que a neve de um dos pontos turísticos mais famosos do país desapareceu quase que completamente. A culpa, segundo os estudiosos, é do aquecimento global. Localizada a mais de 5.300 metros acima do nível do mar, a estação ficava no pico do Chacaltaya, na Cordilheira dos Andes, e já foi destino frequente de esquiadores e turistas de todo o mundo.

Um grupo de pesquisadores da Bolívia administra os níveis de neve no local desde a década de 90 e chegaram a acreditar que ela duraria até 2015, o que prova que o derretimento do gelo está acontecendo de forma mais rápida do que o esperado.

Fotografias tiradas há duas semanas mostram como a vasta geleira que esteve presente no monte por mais de 18 mil anos se transformou em ralos pontos de neve.

estacao-esqui.jpg
A fotografia mostra as consequencias do aquecimento global.

Época de ouro

Moradores da região relembram a época em que turistas e esquiadores viajavam o mundo para descer na estação de esqui mais alta do planeta. Mesmo com a neve escassa, eles contam que alguns ainda se aventuram a esquiar no que sobrou. Nos dias bons, quando cai um pouco de neve, eles conseguem descer cerca de 200 metros até terem que subir tudo de novo, afirmam.

Por conta da situação, o turismo no lugar sofreu um baque. “hoje em dia vem muito pouca gente”, lamenta Alfredo Martinez, de 73 anos. O montanista e um dos fundadores do Club Andino de Bolivia, localizado em La Paz, é um dos poucos que permanecem no local, servindo chá e sopa aos poucos visitantes que aparecem.

Ele conta que nos bons tempos, quando todas as agências e guias de turismo incluíam o Chacaltaya na lista de passeios, o Club Andino organizava torneios de esqui e guardava no alojamento o material de dezenas de seus membros.

Para o taxista Juan Velazquez, que cresceu no local, o derretimento das geleiras significa menos renda para a população. Ele conta em entrevista ao Miami Herald que acaba de se mudar junto com a família para La Paz em busca de melhores condições de vida.

estacao-esqui-2.jpg
Bons tempos – a montanha recebia centenas de esquiadores todos os anos/Foto: Alta Montanha

Falta de água

Segundo o pesquisador Edson Ramirez, o problema do derretimento está além do turismo. Ele afirma que grande parte da água consumida pela população das cidades ao redor do pico, incluindo La Paz e El Alto, vem da montanha.

Recentemente o Banco Mundial afirmou que muitas das montanhas glaciais dos Andes irão desaparecer em dentro de 20 anos. Se isso acontecer, cerca de 80 milhões de pessoas não terão água potável para consumo, além de comprometer a geração de energia elétrica na região. Bolívia, Equador e Peru dependem dessa energia para suprir metade de sua demanda energética.

*Com informações do Miami Herald e da BBC, retirado de EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade