Na sociedade, muitas vezes temos que suportar um vizinho mais espaçoso, um colega de carteira mais pentelho e coisas desse tipo. A gente suporta isso até decidir mudar de lugar ou conversar com ele. Mas e se você não puder se mexer ou falar, tendo que suportar o folgado a vida inteira? É isso que acontece com árvores no clima temperado, e elas tem uma forma malandrinha de resolver.

Foi o que um estudo da Universidade de Princeton revelou: As árvores que possuem várias raízes em regiões de clima temperado criam, conscientemente, muito mais raízes do que precisam para captar água e nutrientes do solo. Tudo isso por puro egoísmo, veja só.

As raízes “de sobra” são usadas apenas para impedir que outras árvores cresçam perto e compartilhem os recursos naturais. Funciona igual ao princípio dos troncos: uma disputa pra ver quem é mais alta e, dessa forma, vai conseguir mais luz do sol.

Os cientistas não descartam que o egoísmo também seja praticado pelas árvores que vivem em clima tropical e savanas. E, é bom lembrar, elas não pensam “vou fazer mais raízes e ser mais alta”, cada uma nasceu de uma forma em algum momento e a seleção natural se encarregou de escolher as que possuíam essas características.

Mas a pergunta principal ainda não foi respondida: Qual o castigo ideal para árvore aprender a dividir o lanchinho com as colegas?

Via Planeta Sustentável

 
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade