Em 2008, apenas 55% dos resíduos tiveram destinação adequada no Brasil
Quase a metade do lixo produzido no Brasil teve destinação imprópria em 2008/Foto: Editor B

Apesar do crescimento da coleta dos resíduos sólidos urbanos (RSU) no Brasil, em 2008, quase a metade do lixo diário ainda tem destino inadequado, de acordo com o estudo Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, divulgado na segunda-feira, 10 de agosto, pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

Segundo o documento, apenas 55% das 149,1 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos recolhidas diariamente tiveram destinação adequada no ano passado. O restante, ou foi para os lixões ou para os aterros não licenciados. O estudo mostra ainda um crescimento de 5,9% na quantidade de lixo urbano recolhido no país em 2008, na comparação com o mesmo período de 2007.

“Neste mercado de meio ambiente, o que chamamos de destino correto são as centrais de tratamento de resíduos, conhecidas como aterros sanitários licenciados, que são preparados para receber os resíduos, sem contaminar o meio ambiente e o lençol freático”, afirmou João Carlos David, presidente da Abrelpe, em entrevista à Agência Brasil.

Situação do lixo hospitalar é ainda mais preocupante
Cerca de 80% das 210 mil toneladas de lixo hospitalar coletadas em 2008 deixaram de ter tratamento adequado/Foto: duncan

O destino do lixo hospitalar é mais um grave problema citado pelo documento da Abrelpe. Das 210 mil toneladas coletadas em 2008, cerca de 80% deixaram de ter tratamento adequado, segundo Carlos David. “A gente só tratou adequadamente 23%, ou seja, o resíduo hospitalar, além de ser um problema para o meio ambiente, também é um problema de saúde pública porque ele acaba sendo transmissor de várias doenças”, alertou.

O tratamento correto para os resíduos hospitalares, segundo explicou o presidente da Abrelpe, é realizado por meio de três diferentes tecnologias: a desativação eletrotérmica, micro-ondas e autoclave. Em alguns casos, também é adequada a incineração, antes deles serem levados levados para os aterros sanitários.

Para Carlos David, a responsabilidade sobre a destinação do lixo no país não deve ser apenas do poder público, mas precisa envolver também a sociedade. “A população consegue contribuir fazendo a sua parte, consumindo adequadamente e com consciência, sabendo separar os resíduos, não misturando os resíduos orgânicos, ou seja, não misturando a sobra de alimentos com resíduos potencialmente recicláveis como plásticos, vidros, papéis e latas”, explicou.

O estudo revelou, ainda, o crescimento da coleta seletiva. Ela já é feita em 56% dos 5.565 municípios brasileiros, e o da reciclagem de latas de alumínio, onde o Brasil aparece na liderança mundial, com 96,5% do total de latas comercializadas no país, em 2007, oriundas da reciclagem.

*Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade