caso as regras sejam aprovadas, ce�ulos leves ter� at�2012 para se adaptarem
Caso aprovadas, novas regras começam a valer a partir de 2012/Foto: freefotouk

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou na terça-feira, 1º. de setembro, um plano inédito de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa. Caso seja aprovado pela Agência de Proteção Ambiental e pelo Departamento de Transportes, será a primeira vez que um padrão de limites de poluição para veículos ficará estabelecido no país.

Se aprovadas, as novas regras passarão a valer a partir de 2012. Elas preveem cortes de cerca de 30% nas emissões de automóveis e caminhões leves até 2016. Os veículos também deverão apresentar um padrão de eficiência de 15 km por litro de combustível. Ao anunciar as medidas, o presidente Obama afirmou que os padrões atuais de CO2 emitidos pelos norte-americanos são inaceitáveis e levam à dependência de países exportadores de petróleo, como a Arábia Saudita, Venezuela e Irã, além de contribuir para as mudanças climáticas.

obama anunciou plano in�ito de emiss�s na ter�-feira
Segundo Obama, novas regras equivalem a tirar 177 milhões de carros das ruas/Foto: David Katz

“Como resultado desse acordo vamos economizar 1,8 bilhão de barris de petróleo ao longo da vida útil dos veículos vendidos nos próximos cinco anos”, projetou Obama. Segundo o Obama. Ele destacou que as novas regras equivalem a tirar 177 milhões de carros das ruas, e argumentou que o aumento no preço dos novos veículos (estimado em US$ 1,3 mil até 2016) com os padrões de eficiência recém estabelecidos serão compensados com a economia em combustível.

Antes das metas de âmbito nacional anunciadas por Obama, apenas alguns estados, como a Califórnia, haviam adotado medidas para combater as mudanças climáticas. A indústria automobilística também resistia às mudanças, principalmente pelo fato de temer queda nas vendas devido ao reajuste dos veículos. Todavia, como contaram com recursos do governo durante a crise financeira global, as montadoras passaram a apoiar as novas regras.

“A General Motors (GM) e a indústria automobilística serão beneficiadas ao ter mais consistência e certeza para guiar o planejamento dos nossos produtos”, ressaltou Fritz Henderson, presidente da GM. Para Richard Black, especialista da BBC em meio ambiente, o plano deverá incentivar a eficiência dos veículos norte-americanos aos níveis da Europa e da Ásia.

*Com informações da BBC Brasil. Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade