O título desse post já seria um problemão se fosse dito por alguma ONG, mas é ainda pior: Quem afirma que o governo norte americano não está preparado para começar a perfurar o Alasca em busca de petróleo são os próprios funcionários do governo.

Os funcionários afirmam que o país está mal preparado para responder ao risco de uma catástrofe petroleira e que devem “intervir em serviços da Guarda Costeira” antes de começar a perfurar o Ártico.

Thad Allen, o almirante que supervisionou a resposta do governo americano ao derramamento no golfo do México em 2010, diz que a região fica coberta de gelo na maior parte do ano, sendo que apenas um dos três navios quebra-gelos do país está pronto para atuar numa possível catástrofe ao norte do Alasca.

“Antes de perfurar, os EUA devem investir em serviços da Guarda Costeira”, disse Fran Ulmer (ex governadora do estado). Ulmer é membro de uma comissão da Casa Branca que, no mês passado, pediu uma maior supervisão federal para que o caso do golfo não se repita.

Isso tudo está acontecendo por conta do Partido Republicano, opositores de Barack Obama, que tem a maioria na Câmara de Representantes e são a favor da exploração de petróleo no Alasca. Eles também são a favor de limitar gastos e, com isso, não investir en navios quebra-gelos.

O almirante Allen lembra que na região não há infraestrutura para abrigar empregados do setor nem equipes de resgate. Também não há um hangar ou material para degelo de aviões. O que pode fazer um cenário ainda pior, no caso de um novo vazamento de óleo.

Jen Salazar, secretário do Interior, proibiu desde dezembro novas perfurações no leste do golfo do México e no Atlântico até 2017, mas autorizou ações do tipo na região do Ártico.

Por enquanto a Royal Dutch Shell, única companhia que pediu autorização para perfurar na região, adiou o início das operações por falta de autorizações necessárias.

Caso os representantes republicanos não criem bom senso até as autorizações da companhia sair, o planeta vai continuar sob ameaça real de mais um desastre ambiental. Ficamos na torcida para que nada dê errado.

 

Via Folha / Imagem Flickr

 
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade