Os carros verdes já estão no mercado e vieram pra ficar. Em visita ao Brasil, Sue Cischke, vice-presidente mundial de Sustentabilidade, Meio Ambiente e Engenharia de Segurança da Ford, recebeu a equipe do eco4planet para esclarecer dúvidas e explicar os desafios enfrentados para colocar essa tecnologia ao alcance da população.

Você deve se lembrar que carros elétricos poluem menos que seus equivalentes movidos à combustão, mesmo que a eletricidade provenha da queima de carvão (forma mais poluente de gerar energia elétrica). É por isso que falamos tanto desta tecnologia e questionamos o por que de sua expansão ainda ser lenta.

Desenvolver tecnologias para produção de automóveis movidos a energia verde e que sejam tão eficazes quanto os movidos por combustíveis não é uma tarefa fácil, porém a Ford resolveu assumir o desafio e foi a primeira a lançar um veículo híbrido no país, o Fusion Hybrid.

A preocupação da empresa com o meio ambiente é visível, pois além de se esforçar para diminuir a quantidade de gases nocivos lançados na atmosfera, a Ford dá atenção especial ao descarte de materiais. Atualmente 85% dos componentes de um carro da marca podem ser reciclados, sendo utilizadas garrafas PET e até soja para confeccionar itens como painéis, carpetes e estofados, que revestem o interior do veículo.

Entre os bólidos eco-friendly existem dois grupos: os híbridos, que possuem tanto motorização elétrica quanto à combustão, usado caso a energia fique baixa; e os 100% elétricos. Sue Cischke destacou que os carros híbridos são os mais adequados para a realidade atual uma vez que ainda não há uma rede de recarga de energia para automóveis distribuída pelas cidades e rodovias e o investimento para a construção destes postos continua bastante alto.

Os híbridos também aproveitam o comportamento típico de veículos em perímetro urbano, pois sua bateria recarrega automaticamente em pequenas paradas como semáforos ou mesmo no anda-e-para do trânsito, ao mesmo tempo em que podem ser utilizados para percorrer longas distâncias já que o motor a combustão é acionado sozinho quando a energia elétrica já não é mais suficiente.

O grande desafio agora, segundo Sue, é colocar essa tecnologia ao alcance da população, e para isto é necessário aumentar a demanda para baratear o custo dos carros, como imaginávamos. Ela afirma que algumas empresas brasileiras já demonstraram interesse nos modelos híbridos da Ford e este é apenas o começo.

Nossas sugestões para acelerar essa mudança incluem subsídios governamentais como forma de incentivo para a compra e consequente aumento de escala na produção (como ocorre nos EUA e alguns países da Europa); obrigatoriedade gradual de instalação de pontos de recarga rápida de energia elétrica nos atuais postos de combustíveis e percentual mínimo de produção de veículos híbridos/elétricos nas montadoras instaladas no Brasil ao longo dos próximos anos.

 
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade