Preocupado com o futuro, quando poderá haver falta dos metais utilizados nos cabos dos sistemas de transmissão de dados, o estudante Octávio Augusto Gomes desenvolveu um modelo que envia informações por meio da luz.

Elaborado durante o último ano do ensino médio, o protótipo faz as informações contidas em um aparelho de MP3 viajarem por um feixo de laser até um receptor que decodifica a mensagem e envia para um computador. “Esse sistema poderia substituir os fios que utilizam metais que no futuro podem ser escassos”, disse o estudante.

O projeto é um dos 280 finalistas da 8ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. A feira pretende dar visibilidade para estudantes como Octávio Augusto, na expectativa que o exemplo repercuta e desperte o interesse dos jovens pela ciência.

“Assim como a gente tem um campinho de futebol em cada esquina do país, se a gente quer ter muitos cientistas e tecnologistas desenvolvendo soluções para o Brasil, a gente precisa fazer a mesma coisa com a ciência. Ter centros de ciência, estimular os clubes de ciência e desenvolver projetos dentro das escolas”, afirmou a coordenadora-geral da Febrace, Roseli de Deus Lopes.

Segundo ela, a iniciativa está crescendo e já conta com finalistas de todas as unidades federativas, enquanto na primeira edição apenas 93 projetos de 13 estados concorreram à premiação. O evento é para os estudantes que ainda não ingressaram no ensino superior.

Os ganhadores deste ano receberão medalhas e certificados, e os que mais se destacarem poderão participar da Feira Internacional de Ciência e Engenharia da Intel (Isef), realizada anualmente nos Estados Unidos.

*Via AgênciaBrasil.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
  • Regina Chagas

    Estudante como o Octávio Augusto Gomes nos fazem acreditar que há uma luz no fim do túnel, porque nos mostra que há adolescentes que se preocupam com o futuro do seu país, que demonstram tamanha sensibilidade ecológica . Parabéns a você, Octávio Augusto, e à Politécnica da USP . Que esse projeto seja bastante divulgado a fim de que
    outros jovens sintam-se motivados a tb demonstrarem o potencial que possuem, mas que se vêem desmotivados .

    eco4planet para você para empresas
 
Quem somos
Na mídia
FAQ
Contato
Home page
Busca padrão
Como divulgar
Anuncie (mediakit)
Embedded
 
 
©2008-2017 eco4planet | Privacidade
©2008-2017 eco4planet | Privacidade