Foto angustiante que circula na Internet

Não é a primeira vez que ouvimos falar sobre animais “domésticos”, como cães e gatos, sendo servidos como alimento na China, ou mesmo em outros países. Sim, isso infelizmente acontece de verdade, mas também é errado acreditar que seja uma prática comum e aprovada por todos, se restringindo à algumas regiões muitos pobres.

Ocorre que nos últimos dias uma enxurrada de e-mails e sites tem divulgado fotos que mostram uma mulher cozinhando um cachorro de rua que, como se não bastasse, ainda estaria vivo. Nós investigamos.

A notícia costuma trazer como fonte o site belga 7SUR7, datado de 16/junho/2011. Em pesquisa pela origem da imagem, centenas de sites são encontradas, mas fomos a fundo até localizar a primeira referência às tais fotos, e ela data de 06/agosto/2007 no fórum chinês Fowang.

Note que o endereço do site chinês estava no topo das imagens originais (como esta à esquerda), mas as que circularam nas últimas semanas tiveram essa parte cortada. Todas as fotos podem ser vistas no tal fórum, apesar de não ser nada agradável…

Como outras tantas correntes na Internet, essa ressurgiu do armário anos depois. A origem é, portanto, uma postagem em fórum, deixando incerta até mesmo a veracidade das imagens, que, de todo modo, nos parecem reais.

A parte mais assustadora, o fato do animal ainda estar vivo, felizmente não se confirma na origem das fotos: meu Chinês não é dos melhores, quero dizer, não entendo uma palavra do idioma, mas verificando a tradução automática para inglês, português, espanhol, italiano e até francês, para garantir que não houvesse interpretação errada pelo sistema automatizado, nenhuma referência ao animal ainda estar vivo foi encontrada.

Em resumo: são fotos “antigas” e sem garantia de veracidade, não há referências sobre o animal estar vivo como tem sido veiculado, não é uma prática de toda a China, então nada de generalizar, e, em verdade, pode ser que aconteça em algum canto de qualquer país, incluindo o nosso.

Então a dica é sempre verificar antes de repassar algo tão absurdo ou estranho, como esta história ou e-mails que prometem “doar um centavo para caridade por cada cada pessoa a quem você repassar a mensagem” e outras tantas correntes e falsas denúncias. Uma forma fácil de fazer isso é pesquisar no site quatrocantos, um repositório de hoax devidamente investigados.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
  • caroline nogueira

    Eu só posso sentir nojo das pessoas que fazm isso. Me revolta ver a crueldade que uma pessoas pode cometer, enquanto outras assistem e não fazem nada!

    • Emiliano

      Você já passou alguma necessidade na sua vida?

      • Maiara Maria

        Necessidade é uma coisa.
        Cozinhar um animal ainda vivo,é outra completamente diferente.
        Necessidade não justifica crueldade!

      • Grazielle

        Desculpe, mais isso não é necessidade…É crueldade….os cachorros estão vivos!!!! Quer dizer…estavam vivos….Não justifica passar necessidade com isso….Cada um tem a sua cultura, para nós cachorros são companheiros, amigos, não comida, (para eu pelo menos) para eles são, e não é só a parte pobre que como animais assim não, a diferença é que o que um chines mais desfavorecido come, vc vê…o que um mais sofisticado não…mas deve comer do mesmo jeito…….tormo a dizer, isso não justifica!!!!

      • Gabriela

        Não é porque passa necessidade que tem que cozinhar o animalzinho VIVO. Isso não justifica o que eles estão fazendo. Tudo bem, está com fome… então ao menos mate o coitado antes, de um forma que de preferência, ele não sofra.

  • Emiliano

    A fome rege a vida destas pessoas, criticar isto de barriga cheia é muita hipocrisia!

    • Maiara Maria

      Ai gente que horror!
      Fome existe sim,mas se vc não leu o texto,eles estão sendo cozidos VIVOS!
      Vc gostaria de ser cozido vivo pra matar a fome de alguem???
      São animais,mas tambem sentem dor,pô!

  • Brenner

    Ridículo, tenho certeza que quem comenta a favor dessa coisa ridícula devem ser onivoros comedores de cadáver…só lamento!

    • Emiliano

      deve ser mesmo adoro um cadaver bem assado, mas não sou chegado a animais vegetarianos, não se preocupe!

  • Fernando Martins

    Peraí pessoal, o que significa o adjetivo doméstico? Deixo claro que só como carnes de peixes e frutos do mar, sou contra crueldades contra animais e qualquer outro ser vivo (mesmo que de alguma forma eu ainda contribua com algumas crueldades), sou contra qualquer criação de animais ou vegetais em larga escala (monoculturas), inclusive para alimentação humana, sou contra a caça esportiva e/ou predatória. Mas precisamos tomar cuidado, pois se por aqui é comum vermos um frango, um boi, um porco, um peixe assando ou cozinhando para ser comido, por lá também é comum se alimentar de outros animais que também são domesticados, como cães e gatos. Não é porque achamos esses animais fofinhos e um nojo vê-los sendo comidos que isso automaticamente estará errado. O que precisamos questionar aqui é a crueldade do processo e não se é com animal X ou Y. Isso é o que eu acho.

    • Tali

      Concordo plenamente, Fernando. (fora a parte de você achar tudo bem comer peixes e frutos do mar – eles também sofrem com a crueldade)

      Quem conviveu mais intimamente com qualquer tipo de gado de corte sabe que eles são tão domésticos e interativos quanto um gatinho ou cachorrinho. Quem já teve peixe ou tartaruga também sabe que eles aprendem e reagem a estímulos dados pelos humanos…

      Eu como carne e sou a favor do consumo de carne pela humanidade. Sou contra monoculturas e crueldade com os animais, mas existe uma coisa de ciclo da vida quando se mata um animal para comer, e acho hipocrisia valorizar a vida de uns sobre a vida de outros, ou mesmo sobre a vida dos vegetais.

      Admito que só vou ficar em paz comigo mesma no momento em que eu tiver coragem de matar um bicho para comer, e conseguir viver com isso. Até lá, estou sendo hipócrita ao falar que tudo bem, porque estão sendo mortos com crueldade ou por pessoas que não se importam.

      Quem tem dó de cachorro mas não de vaca me dá arrepios.

  • Mauro

    cara a questao de necessidade é ate discutivel.. mas porra mata d vez antes o bicho pelo menos….

  • ARAÇATUBA

    sao um bando de fdp tomara que morrao esses vermes da china

  • Nara

    Podemos ate passar fome, mas se eles são tão avançados na tecnologia será que não podem desenvolver outro tipo de alimento como cultivar sem ter de matar animais que nos compreendem e nos amam. Pensem se é certo o homem realizar tal crueldade nos dias de hoje. No mundo atual o homem não precisa mais matar para se alimentar.

    • Algumas regiões da China são avançadas, mas o país é extremamente desigual e tem regiões tão pobres quanto qualquer país "em desenvolvimento".

    • astrodino

      isso seria contrariar as proprias leis da natureza, acredite ou não existem pessos que só comem carne, e outras só vegetal. tipo, vegetarianismo e carnivorismo.

  • astrodino

    o problema não é o fato de ser um cachorro, nós não comemos bois, galos e porcos? comer animais como cachorros e gatos da na mesma, o problema e cozinha o animal vivo! esse é problema…

  • Alexandre

    Pra quem assistiu filme trash na adolescência isso não é novidade, lembro bem de um Faces da Morte onde orientais (não sei dizer se chineses ou de outra nacionalidade) escalpelam filhotes de cachorro vivos, depois fritam e comem com a maior cara de feliz…e não era por necessidade, parece uma cozinha de uma casa minimamente decente, não era gente que estava passando fome – pelo contrário, tinham uma baita ninhada lá pra cozinhar.

    Hipocrisias a parte eu sou onívoro, e pelo que já vi inclusive em matadouros, o que rola por aqui com gado de corte, porcos, frangos, etc não deixa nada a dever não. Quem já viu um porco ser morto "no braço", sangrando de cabeça pra baixo, sabe do que estou falando. Já vi cara caçando rã com lança e é cruel também, a bichinha se contorce toda e põe tudo pra fora.

    Acho engraçado demais esse povo que acha que tem "créditos" porque só come peixe e frutos-do-mar. HIPOCRISIA! Acho que nunca viram um peixe saindo da água e indo direto pra faca, ou então mariscos, camarões, carangueijos ou lagostas vivas indo direto pra panela/frigideira.

    Vamos parar de faz de conta, a realidade está aí.

  • Ana Carolina

    Cara só uma pessoa sem coração para fazer isso, mas essas pessoas um dia vao morrer, e quando forem para o inferno vao ver a dor que é ser completamente "cozinhados vivos".
    Já nao é a primeira vez que eu vejo uma pesquisa sobre isso.
    É tao triste saber que ainda tem pessoas concordando com essa crueldade. Nao é necessidade !! Quantas opções de alimentos temos ? Batata, alface, arroz, feijao . .
    Po . . quer matar a fome ? come terra.
    nao cuspo para o alto, mas se pelo menos matassem antes o animal, mas nao . .eles preferem ver o animal chorando, se debatendo tentando sair daquelas chamas.
    Só tenho certeza de uma coisa, o ser humano nao tem mais amor a vida, aos animais, vejo o mundo acabando por causa disso . .

  • Tali

    Juan, seria bom mudar o título desse artigo. No corpo do artigo você diz que não há nenhuma menção ao animal ser assado vivo, mas o título sugere que sim. Que tal colocar um ponto de interrogação ao invés de um ponto final?

    Fora isso, muito louvável que você tenha ido investigar. A maior parte das pessoas simplesmente ignora a origem dos boatos e saem falando o que querem por aí.

    • A ideia era citar o título do e-mail que vinha circulando, mas tem razão, alterado!

  • Virginia A.de Paula

    Fico aqui pensando se o Emiliano permitiria ser cozido vivo para alimentar famintos. Vejo também que não sabe o significado da palavra hipocrisia, usada no seu texto de forma equivocada. Será que diria essas coisas se a denúncia fosse de pessoas famintas cozinhando crianças humanas? Penso aqui nos chamados "Trolls" ou algo assim, se referindo a pessoas famintas de energia humana e que entram sempre em foruns com a única finalidade de mandar mensagens que causam polêmica. Muito provavelmente é o caso aqui. É para ser ignorado e não respondido. É que nem os "hoaxes". Circulam para causar revolta e…muitas vezes também para pegar os e-mails dos ingênuos que repassam essas coisas. Agradeço muito ao Eco-planet por ter feito a investigação por nós. Vamos também lembrar que há grupos de proteção aos animais na China muito atentos a estas coisas e trabalhando bonito. Se houver verdade nessa história, eles descobrirão.

  • zeh

    As vezes da uma diferença no paladar, eu gosto muito de cachorro, e o meu não se deixaria ser devorado, rsrs. Como é um costume, essas coisas acontecem, cozinhamos caranguejos vivos, o cão temos por companheiro, e oque seria animal DOMESTICO? acho que o cachorro não é o único servido de alimento.

  • Giga

    Na China comem cachorro, Na argentina se come cavalo e todos os brasileiros babam o ovo dos argentinos… aqui no Brasil comemos Boi, na India isso eh um sacrilegio…. oque eu quero dizer é, o foato deles comerem cachorro ou gato nao quer dizer que eles sejam crueis.. e sim a forma como é feita esse abate. com certeza seria terrivel se esse animal fosse cozido ainda vivo… mas o fato de comer cahorro na china nao os tornam monstros… nao venham me dizer q eu sou imbecil ou sem coração.. sou veterinario por isso sei bem doque estou falando.

  • Mauricio

    Aposto que a maioria das pessoas aqui que criticam o fato dos chineses comerem alguns animais são pessoas que comem outros animais no Brasil.
    Por que ficam tão chocados com a morte de um cão mas simplesmente ignoram a morte de vacas, porcos, galinhas, etc??? Ignorância.

    • Vacas, porcos, galinha, etc nao sao bonitinhos e sao feitos propriamente pra isso, cachorro é feito para ser domesticado e AMIGO do homem.

      felodaputa, tenha dó.

    • Leonor

      O problema não está no animal,mas sim na forma como o usam para alimento. Para nós ocidentais é bastante chocante ver um cão ou um gato servirem de refeição, tal como eles, orientais, lhes é estranho ver-nos comer galinhas, vacas, ovelhas, etc. O problema é que eles, em vez de matarem logo o animal, poupando-o ao sofrimento de o espancar e tirarem-lhe a pele, deixam-no bem consciente enquanto lhe tiram a pele, espancam-no e depois colocam-no dentro de um caldeirão com água a ferver e vêm-no sofrer, alegando somente que a carne adquire um gosto melhor ao estar em constante estresse antes do animal morrer enquanto é cozinhado vivo. Isso sim, é puro massacre e insensibilidade por parte do ser humano.

  • alice

    Essas pessoa e muito mal tenho nojo delas que maltratam animais que nao fazem nada pra eles

    • ketlin

      concordo plenamente porque matar um animal se ele não faz nada.

  • ketlin

    um dia eu vi na televisão que eles espancam o animal até morrer e dai eles cozinham e comem. eu acho nojento quem faz isso e sem noção de nada.

    eco4planet para você para empresas
 
Quem somos
Na mídia
FAQ
Contato
Home page
Busca padrão
Como divulgar
Anuncie (mediakit)
Embedded
 
 
©2008-2017 eco4planet | Privacidade
©2008-2017 eco4planet | Privacidade