filme-poli

Responda rápido: qual foi a última vez que você olhou a data de vencimento antes de comer alguma coisa? E antes de comprar um produto no supermercado? Quem não tem o costume de fazer isso pode ganhar uma ajuda em breve: uma pesquisa da Escola Politécnica da USP criou um tipo de embalagem biodegradável para alimentos, que muda de cor quando o produto começa a se deteriorar.

O material é feito com fécula de mandioca e possui um pigmento chamado antocionina, composto natural responsável por várias cores (azul, violeta, vermelho e rosa) em flores e frutos). A pesquisa usou o material em embalagens de peixe cru, que libera aminas voláteis quando começa a se deteriorar. Elas são responsáveis pelo cheiro típico de peixe podre. Mas o mais importante é que esse processo aumenta o pH da carne, que é o que ajuda a identificar que o alimento está impróprio para consumo.

Continue lendo no Gizmodo Brasil.

 

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade