fogao.jpg

À beira do rio Amazonas, o município de Juruti, no Oeste do Pará, onde a Alcoa instala uma unidade de mineração de bauxita, foi selecionado para abrigar, experimentalmente, dois fogões movidos basicamente a energia solar e óleo de cozinha. Como funcionam?

Instalados nas comunidades de Santa Luzia e São José, os fogões funcionam de maneira simples: o equipamento é constituído por um sistema tubular de alumínio e cobre, contendo óleo de cozinha em temperatura normal. Ao receber a energia solar, o painel tubular é aquecido, transmitindo automaticamente calor para o óleo. Uma das propriedades do alumínio é que o metal tem grande facilidade de transmitir calor, o que foi determinante para a escolha deste material no desenvolvimento do fogão. Em seguida, o óleo passa a circular na tempere (parte coberta por uma chapa metálica), distribuindo o calor e facilitando o aquecimento dos alimentos.

O projeto é coordenado pelo Instituto de Cidadania Empresarial-ICE, entidade cuja missão é contribuir para a melhoria da qualidade de vida de comunidades. “Como esse fogão não necessita de lenha, energia elétrica ou gás para cozinhar os alimentos, optamos pela instalação nessas comunidades”, conta Fernanda Bombardi, coordenadora do ICE.

Segundo Suzana Sheffield, vice-presidente do Instituto Alcoa, a instalação desses equipamentos proporcionará melhoria na alimentação dos comunitários. “Com o acesso a esses fogões, eles poderão cozinhar alimentos mais saudáveis, mesmo utilizando a base do que já é hábito de consumo regional, a farinha de mandioca, com o aprimoramento do seu uso na criação de sopas com legumes e peixe”, afirma.

Esse fogão alternativo, de fácil construção e baixo custo, tem amplas possibilidades de aplicação. A ideia desses equipamentos surgiu em 2007, quando quatro estudantes do Centro Universitário de Itajubá-MG decidiram participar da sexta edição do Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio, um concurso científico e cultural que tem como objetivo incentivar e difundir as ideias dos estudantes e profissionais brasileiros no setor.

Fonte: Blog EmpresaVerde

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade