modeme_e-bike_BR_2

Já fomos criticados por dar voz a ações de montadoras de veículos, uma vez que elas são responsáveis pelos carros que tanto poluem e travam o trânsito. Acontece que todos nós dependemos dos veículos atualmente, se não do próprio, dos públicos. A mobilidade é fundamental e é um tema que vamos sempre tratar nesse blog, especialmente focando nas ações que visem melhorá-la.

Veículos híbridos, elétricos, monoposto, bicicletas, caronas, tudo o que vier para substituir os carros super poluentes, é bem vindo. Só dando voz para esse tipo de iniciativa as empresas terão incentivo e pressão popular para continuarem investindo nisso.

 

Enfim, vamos lá:

A Ford (ah sim, por que geralmente falamos da Ford? Porque é a única que nos procura diretamente para apresentar seus trabalhos e felizmente tem boas ações ligadas a redução de poluentes e melhoria do trânsito), em seu plano global Ford Smart Mobility criou o Handle on Mobility, um protótipo de bicicleta elétrica que une uma locomoção eco com eficiência, segurança e saúde, afinal, é bem menos estressante do que ficar preso no trânsito.

Aliás, congestionamentos são um problema inclusive para os bolsos dos países. A União Europeia calcula uma perda de € 100 bilhões por ano por causa da lentidão do tráfego e da qualidade de vida. Outro estudo, do Instituto Nacional de Estatística do Reino Unido, mostra que o aumento no tempo da viagem afeta ansiedade, felicidade e bem-estar geral da população.

Mas voltando para a bicicleta, há um aplicativo que planeja a viagem, o Handle on Mobility, e a tecnologia continua em um sensor de ultra-som voltado para trás da bike que alerta o ciclista quando estiver sendo ultrapassado através de uma vibração no guidão e alerta os motoristas através de luzes no guidão.

info_cycle_BR_2

(clique na imagem para ampliar – vale também pra outra lá em cima)

Desenhada em dois modelos, MoDe: Me e MoDe:Pro, elas foram apresentadas no Mobile Word Congress, sendo as melhores dentre 100 propostas criadas pela empresa. Com um motor de 200 watts e bateria de 9-amp-hora, que fornece energia para o pedal elétrico, a velocidade pode chegar a 25 km/h.

• A MoDe:Me E-Bike foi construída com a ajuda da fabricante de bicicletas Dahon e é facilmente dobrável, e a ideia é integrá-la a carros e transporte público, por isso ela se dobra para caber em qualquer um deles e ser levada pela pessoa a pé. Quer estacionar em um ponto seguro da cidade e seguir o resto do trajeto de bicicleta? Tranquilo. Começou a chover e vai precisar correr pro ônibus para chegar ao destino? Sem problemas.

• A MoDe:Pro E-bike foi criada por uma equipe da própria Ford e tem um foco mais comercial como correios, eletricistas e serviços de entrega. Ela pode ser guardada com segurança em veículos comerciais e pode atuar como veículo de apoio, além de ser combinada com mais de uma e-bike.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade