O que você faz quando não tem mais onde gastar dinheiro e todo mundo já usa seu software? Que tal criar uma usina nuclear em parceria com a China? Ótima ideia! É o que Bill Gates está fazendo, segundo a AP. Tudo pela ciência?

Apesar de Gates dizer apenas que sua pequena empresa de energia nuclear, a TerraPower, está tendo “boas conversas” com a China sobre a usina, o fato de ele ter investido um bilhão de dólares nela nos últimos cinco anos indica que isso é mais do que conversa.

A usina, no entanto, será um reator da geração IV (lembra das gerações de Usinas Nucleares?), que por enquanto só existe no papel — e a tecnologia para sua criação não deve surgir em menos de uma década. Os núcleos das usinas de quarta geração deverão ser mais seguros, eficientes, criarão menos lixo e basicamente elimina todas as críticas sobre a energia nuclear. Pelo menos, novamente, no papel.

Então por que a China, Bill? O país é bem mais aberto para o uso de energia nuclear do que os EUA, por exemplo, principalmente pós-Fukushima. E também é provavelmente mais fácil usar um canto isolado da China como local de teste para uma tecnologia de usina nuclear nunca testada.

Quando Gates diz, com um desmesuramento quintessencial, que “[o reator] não irá requerer nenhuma ação humana para ficar seguro por todo o tempo”, você tem todo o direito de erguer sua sobrancelha em dúvida. O fórum internacional por trás da geração IV diz que eles estão “trabalhando por um critério de design de segurança para as usinas nucleares da geração IV que reflitam as lições que aprendemos em Fukushima”.

Remover a supervisão humana de um reator atômico será a solução?

 

Gizmodo via CBS

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade