Olha, tem notícia que a gente fica feliz de ver. Como esse vídeo do Google falando como vai esfriar seu novo datacenter. É tão genial que me fez até ficar feliz de ter um gmail. 

Localizado na cidade de Hamina, Finlândia, o datacenter vai utilizar a gelada água do mar local para esfriar seus componentes.

Computadores precisam ser resfriados e a lógica é que quanto maior ele é, mais calor ele vai gerar. Por conta do ar condicionado usado para isso, empresas gastam muita energia além da que o computador utiliza. Para mudar isso o Google vai utilizar um galpão perto do mar e, por meio de canos ligados ao mar, a água será bombeada para um sistema de resfriamento dos servidores. Antes da água voltar para o mar, ela é misturada com mais água fria para voltar “numa temperatura bem próxima a original”, segundo o vídeo.

A curiosidade mais bacana é que o sistema de túneis e canos que retiram a água do mar, foi construído junto com o galpão. Ok, uma construção verde, nada de novo… Mas o prédio está lá desde os anos 50! Palmas pro Google por esse achado (rá!).

 
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade