Gráfico das empresas aponta aquelas que adotaram políticas "verdes" na produção de tecnologia Gráfico do Greenpeace aponta as empresas que adotaram políticas
“verdes” na produção de tecnologia.

Há alguns meses reproduzimos o ranking em sua versão 10 de dezembro de 2008 e agora trazemos a versão 11 saída do forno. Nela o Greenpeace rebaixou a Dell, a HP e a Lenovo em sua medição anual de empresas de tecnologia comprometidas com a preservação ambiental, depois das três fabricantes de computadores voltarem atrás nas suas promessas de eliminar, por fases, as substâncias químicas tóxicas durante a produção de 2009. O chamado “Guia para Eletrônicos Verdes” foi divulgado na quinta-feira (2).

Anteriormente, as companhias se comprometeram eliminar o vinil plástico (PVC) e os retardadores de chama baseados em bromato (BFRs) dos seus produtos até o final de 2008.

Entretanto, segundo o site da revista PC World, as três afirmaram que foi impossível chegar à meta. A Lenovo estendeu seu prazo para 2010, enquanto HP e Dell ainda não o revelaram.

O Greenpeace disse que a Apple foi a única, dentre todas as cinco fabricantes de computadores, que iniciou a redução de substâncias químicas tóxicas. “Se a Apple pôde encontrar uma solução, não há razão para que as outras não possam”, afirmou Casey Harell, do Greenpeace, ao site CNet.

No guia, o Greenpeace também revelou que a Philips teve considerável redução no desperdício tecnológico, fazendo com que a companhia ocupasse o 4º lugar das companhias mais compromissadas com o ambiente – sua posição, no ano passado, era 15º.

As “lanterninhas” do ranking são a Nintendo – que, há anos, mantém avaliação próxima do zero – e a Microsoft.

Fonte: Folha Online

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade