Não há quem resista a uma boa festança, com direito a muitos comes e bebes, música, animação e, claro, amigos e parentes queridos para celebrar com você a ocasião especial (qualquer que seja). Mas promover esses eventos nem sempre é algo muito sustentável, ainda mais quando é contabilizado todo o lixo que sobra e energia gasta para colocar a folia em prática. E o que acontece depois que a festa termina e sobram apenas os vestígios de que muita gente se divertiu por ali? O mais comum costuma ser a dupla: “junta tudo e joga no lixo”. Mas essa pratica não contribui em nada com um mundo mais limpo. Então confira aqui algumas alternativas mais sustentáveis para terminar sua festança com chave de ouro:

Lixo

lixo.jpg

Foto: Erre


Esse costuma ser o maior problema de quem tem que lidar com o pós-festa. Nesse caso, reciclagem é a opção mais conhecida. Separe todo o lixo seco (aquele que é reciclável e que não está sujo com restos de comida, bebida ou qualquer outra coisa) e encaminhe-o para uma central de reciclagem. Alguns materiais, como pratos e talheres descartáveis, podem ser lavados e secos antes de seguirem para a coleta seletiva.

Você ainda pode separar alguns itens e reaproveitá-los. Copinhos plásticos lavados e secos podem virar matéria-prima para as brincadeiras e artesanatos do seu filho. Você ainda pode propor uma brincadeira para a criançada (que conseguiu ficar acordada, claro!) e promover uma competição de quem consegue recolher mais materiais recicláveis. Uma ajuda e tanto para o planeta e para você!

Comida

comida.jpg

Foto: Marie Richie

Outro item que causa dor de cabeça para os anfitriões é a sobra de comida. Nesse caso, existem duas opções. A primeira é para o caso de ter sobrado uma grande quantidade de comida intocada, como doces, salgados e bolos. Aí você pode encaminhá-la para doação em asilos, orfanatos, abrigos ou onde achar necessário, ou ainda congelar toda a comilança para uma próxima festa. Evita o desperdício e ainda economiza na outra celebração.

Mas se a sobra diz respeito a restos de pratos e bandejas, nesse caso não há doação certa. A alternativa é separar aquilo que pode virar adubo orgânico e mandar direto para a composteira. Podem ser compostados alimentos orgânicos e não-industrializados, como restos de frutas, saquinhos de chá e café.

Flores

Foto: Claudia Midori

flores.jpg
Sua festa foi repleta de flores? Então dever ter sido linda! Mas o que fazer com os arranjos agora que as fotos já foram tiradas e todos já foram embora? As opções são parecidas com as da comida. Se tiverem em bom estado, elas podem ser doadas para igrejas, hospitais e asilos, por exemplo, ou ainda distribuída como lembracinha para os convidados. Mas se já estiveram murchas e com as folhas secas, elas podem ser encaminhadas para a composteira! É só picotar e misturar com a terra (lembre-se apenas de retirar as fitas e outros enfeites).

Pratos, talheres e copos

Foto: Clara Deblander

talheres.jpg
Se você usou itens descartáveis de plástico, eles podem ser reciclados. Basta lavar e colocar junto com os outros materiais que serão levados para a reciclagem, como já falamos lá em cima. Se sua opção foi pelos reaproveitaveis, como de vidros, porcelana ou alumínio, já sabe: “lavou, ta novo”! Mas para economizar, vale a pena deixá-los de molho em uma bacia com água e um pouco detergente por algumas horas. Depois é só passar a esponja para retirar os resíduos que sobraram e enxaguar de uma só vez.

Guardanapos

guardanapo.jpg

Foto: Eli Kazuyuki Hayasaka

Seguiu a nossa dica e usou guardanapos de pano? Boa escolha! Agora você faz o seguinte: junta todos e coloca-os de molho em uma bacia com água e um pouco de sabão em pó. Isso irá ajudar a soltar a sujeito e reduzir o tempo e o uso de energia e produtos químicos na hora da lavagem. Depois é só enxaguar e colocar todos de uma vez na máquina. Se for lavar na mão ou no tanque, aproveite a água do molho e enxágue as peças de uma vez.

E se você não pode usar os guardanapos de pano e teve que apelar para os descartáveis, lembre-se que os usados não podem ser reciclados, mesmo sendo feitos de papel. Apesar disso, eles podem ser picotados e misturados na composteira. Os que não foram usados devem ser guardados para a próxima ocasião.

Lembracinhas e decoração

decoracao.jpg

Foto: Kaba

Sobrou lembrancinhas? Nada de pânico. Esses itens podem ser guardados e reaproveitados em outras ocasiões, como na festa de um amigo ou parente, ou ainda na próxima celebração em sua casa. Se você não quiser guardar mais coisa, pode doá-lo para uma instituição ou ONG.

A mesma coisa serve para a decoração. Não é porque seu filho não quer mais ver a cara do Ben 10 que ele não fará a alegria de crianças em creches e orfanatos da sua cidade. Portanto, coloque cuidadosamente todos os painéis e enfeites da festa na mala do carro e os entregue para quem irá reaproveitá-los da melhor maneira. [EcoD]

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade