Pesquisadores da Universidade Case Western Reserve, nos EUA, desenvolveram uma hélice para turbinas de usinas eólicas muito mais leve e resistente. Normalmente, as hélices chegam a diâmetros de 60 m. Por isso, construir um elemento deste tamanho capaz de resistir à pressão de ventos fortes sem pesar muito é um desafio.

O protótipo usa um composto a partir de poliuretano e nanotubos de carbono. As hélices já foram testadas com sucesso em turbinas de 400 watts. Mais leves, elas aproveitam melhor os ventos, uma vez que sopros mais fracos já são suficientes para fazê-las girar.

Mas ainda há um problema nisso tudo. É o custo da tecnologia, já que a manufatura de nanoestruturas de carbono ainda é um processo complexo e caro, sobretudo para a confecção das enormes hélices necessárias para um planta de produção de energia. A esperança dos pesquisadores é que, conforme amadureça, a indústria da energia eólica barateie os custos de pesquisa e desenvolvimento.

 

por TechTudo via CleanTechnica ||  valeu @LMTransportes

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade