IBM cria processo avançado de reciclagem Um problema crítico do projeto será o preço da tecnologia.

Quando você recicla uma garrafa de plástico, ela não se torna necessariamente outra garrafa de plástico.

Devido às limitações da tecnologia de reciclagem, um tipo comum de plástco usado em garrafas de água e embalagens de comida fica tão prejudicado após o processo de reciclagem que não pode ser reutilizado para o mesmo propósito. Alguns poucos tipos de plástico efetivamente podem se transformar de novo em garrafas de água, por exemplo, mas isso é raro. Normalmente, o plástico reciclado se converte em carpetes sintéticos ou roupas e dificilmente podem ser utilizados um próxima vez, ou seja, acabam igualmente nos aterros sanitários.

Pesquisadores da IBM e da Universidade de Stanford acreditam que descobriram uma forma de melhorar significativamente a qualidade do plástico reciclado e eliminar essas limitações.

Um novo método de reciclagem envolve uma maneira específica de quebrar o plástico que permite sua reutilização inúmeras vezes para o mesmo propósito. Isso representa um avanço que beneficiaria fabricantes de bebidas e ajudaria a diminuir efeitos negativos à natureza.

A inovação é uma nova família de catálises capaz de reduzir o PET a seus blocos básicos, ao mesmo tempo em que mantém as propriedades originais e diminui consideravelmente os custos para formá-lo integralmente outra vez.

O projeto está em laboratório em pequenas escalas. Pesquisadores planejam um experimento de maior porte no laboratório nacional da Arábia Saudita. Segundo Bob Allen, gerente de química e materiais funcionais do centro de pesquisa da IBM em Almaden, a tecnologia poderia ser comercializada dentro de cinco anos.

Um problema crítico do projeto será o preço da tecnologia.

*Via Info.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade