Já mostramos diversas vezes o problema de Fukushima. Os japoneses sabem que o local não é seguro e por isso, fica meio impossível limpar a área sem colocar a saúde de pessoas em risco. O problema fica ainda pior quando as pesquisas apontam que a radiatividade tende a causar problemas dentro de 20 anos.

Uma associação de senhores japoneses, a Unidade de Veteranos Qualificados, formada por mais de 200 aposentados com experiências diversificadas nas áreas que são necessárias para limpar a região de Fukushima se ofereceram para o serviço. “Mas os senhores podem ficar doentes em 20 anos?” Teoricamente sim, mas os vovozinhos nipônicos afirmam que não esperam viver mais esse tempo todo e, por isso, seria legal ajudar as pessoas que podem ter mais tempo na vida.

Perguntados se seriam como os Kamikazes, um senhor respondeu “Eles iam para morrer. Mas nós vamos voltar”, em tom de Exterminador do Futuro.

Só o que impede os vovôs de botar a mão na massa nuclear é a burocracia do governo japonês que não quer ver os aposentados voltando ao trabalho.

Fica então o belo exemplo de uma sociedade que tem em sua cultura a honra e o sacrifício pelo bem da comunidade, algo que parece tão distante da nossa realidade.

 
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
  • Layon

    po, mas que coisa mais bonita. pena o governo ser tão hipócrita, se eles querem agir por que proibir?

  • Elu

    Mas eles só querem coperar :s

  • Gislaine Schnack

    Bacana, mas acho que não valeu a pena compará-los aos camicazes, pois isto lembra guerra e guerra lembra morte. Fukushima lembra acidente, que lembra desastre, mas que nos deixa a vida, para que se possa pensar em energias limpas!!!

    • MLAS

      Quando Fala dos Kamikazes quer dizer que eles morreram por um ideal…

    • A história japonesa de kamikases não veio da Segunda guerra mundial no Pearl Harbor como aprendemos vendo filmes… Filmes são legais para pegarmos detalhes históricos, mas não são confiáveis. O termo kamikase veio na época do filho do imperador Mongol, o Gengis Khan, quando seu império tinha conquistado a Asia em quase sua totalidade. Menos o Japão… Mas isso estava em seus planos, dai então fizeram uma investida, onde centenas de navios atracaram na costa japonesa, onde havia à espera do ataque, vários samurais para defender o Japão do ataque inimigo. Acontece que os samurais não moveram um só dedo para impedir o ataque, pois todos os navios (REPITO: TODOS OS NAVIOS) foram destruídos por causa de uma tempestade que chegou no Japão no mesmo dia em que os navios do Khan atracou na costa, dai então, o Filho de Khan desistiu da investida por causa das in;umeras perdas nesse dia. Daí surge o termo Kamikase. O Deus dos ventos, que surge para salvar a nação japonesa. É isso. Abraços.

  • MLAS

    Esses Orientais não são desse mundo mesmo… Fala serio onde mais você veria atitude como essa?

    • Heaven

      Se tivesse apoio, e acontesse o mesmo no Brasil, com a mesma idade deles, faria isso também.

      MAs só se fosse muita gente, não iria sozinho para morer T.T. Ao menos é o que penso hoje, com 16.

      • Caio

        é justamente esse o pensamento que é repugnante no Brasil. A iniciativa nunca parte de ninguém, você precisa esperar os outros agirem para você agir também?- E se todo mundo fizesse isso, ninguém tomaria uma atitude, e é um dos motivos que o Brasil é assim.

  • Heaven

    Uma grande atitude, mas não esperem isso no Brasil(acho).

  • Victor Neres

    Mais uma atitude louvável da cultura oriental.
    Não vejo como hipocrisia do governo – e por favor não me entendam mal – mas sim como mais uma atitude de respeito em resguardar de uma tarefa de tamanho risco pessoas que já trabalharam a vida inteira e certamente fizeram muito por sua nação.
    É uma questão cultural de respeito ao próximo tanto por parte dos aposentados (que querem ajudar a comunidade) quanto por parte do governo (que deseja resguardar os idosos).

    • Na verdade o empecilho é o fato deles estarem aposentados (legalmente), e não por tentativa de resguardar os velhinhos.

  • lokao

    EStou no japao e tbm acho isso uma boa atitude ! agora brasil esta longe de ser assim ainda mas que elejeram a mocreia da dilma DUCHEFE …o dia do terremoto aqui foi horrivel pensei que estava acabando o mundo rsssss
    imagina voce dentro de um onibus antigo passando por buracos e voce em pe dentro dele rs foi assim …

  • Dayan

    A parte do busão os Brazucas bem entendem. E ao contrario do que muitos pensam, acho que no Brasil teria sim um apoio para realizar isso, mas claro que alguem teria que tomar frente.

    Uma ação que precisa de 'pessoas com atitude', coisa que lá é comum. Aqui você conseguiria apoio e dá população mais humilde, pois eles tem a cabeça de se ajudarem.

  • Ricardo

    é bom divulgar a onte de vez em quando… Fica a dica

  • Marcelo

    É bonito mesmo esta proposta, será que são ex-militares japoneses que invadiram toda a Indochina e as Filipinas, será que são os mesmos que escravizaram sexualmente mais de 50.000 mulheres (sim isso mesmo, escravas sexuais que deveriam ter relações com 30, 40 homens por dia, e quando caiam doentes eram descartadas, ou com SORTE, Executadas? – inumeros relatos e provas de européias, esposa de diplomatas ingleses que foram arrancadas das prisões japonesas para estrangeiros e obrigadas a tal) ou ex militares que comandavam campos de prisioneiros como os de Changi, ou inumeros outros onde se morria de Inanição.. Ah tá.. o grande Japão, a cultura avançada, bem distante da nossa… claro.. bem avançada.
    Pra aqueles que escreveram ai acima; "Fica a dica" poxa podem sugerir pros avós e parentes idosos próprios…
    Só coloco isso aqui e levanto o pontos porque não existe essa de sociedade perfeita…
    abçs..

    • Você vai culpar os japoneses de hoje pelos erros do passado? Vamos culpar os alemães de hoje pelo Holocáusto, os Europeus pelas Cruzadas, os Portugueses pelos escravos negros, o que mais? Esses velhinhos tem 70, 80 anos, portanto são nascidos a partir de 1930 e tinham no máximo 15 anos no final da Segunda Guerra Mundial…

  • Rafael

    Essa é a vantagem de se viver em um pais budista. O egoismo é muito menor.

    eco4planet para você para empresas
 
Quem somos
Na mídia
FAQ
Contato
Home page
Busca padrão
Como divulgar
Anuncie (mediakit)
Embedded
 
 
©2008-2017 eco4planet | Privacidade
©2008-2017 eco4planet | Privacidade