O motorista que optar pela conversação do motor de seu carro para gás natural veicular (GNV) deve evitar as oficinas não autorizadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

No dia 27 de Setembro, o cilindro de gás de um carro que estava sendo abastecido em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, explodiu deixando cinco pessoas feridas e vários estragos.

As oficinas de instalação de kits de GNV nos veículos devem atender a todas as regulamentações determinadas pelo Inmetro. Os requisitos básicos para que as oficinas obtenham a autorização do instituto são a capacitação de pessoal, a aquisição dos equipamentos necessários à conversão e de componentes certificados. Há 153 oficinas autorizadas pelo instituto a operar no estado do Rio.

Segundo o gerente do Programa de Avaliação da Conformidade do Inmetro, Leonardo Rocha, após a conversão do carro, o proprietário do veículo deve ir a um posto de inspeção verificar se o trabalho foi feito adequadamente, seguindo os critérios do regulamento.

Rocha explicou que, anualmente, os proprietários desses veículos têm que fazer as inspeções nos órgãos credenciados, para verificar se a conversão respeitou os requisitos de segurança.

Outro cuidado que o proprietário deve ter é fazer, a cada cinco anos, um serviço de requalificação do cilindro do kit GNV, para verificar se ele mantém as propriedades e se continuam a ser cumpridos os requisitos de segurança.

Leonardo Rocha alertou que o risco de instalar os kits de gás em estabelecimentos não autorizados pelo Inmetro pode acarretar problemas no desempenho do veículo.

“Tem o perigo em relação à segurança. Se essa conversão não for feita de forma adequada, você pode acarretar danos sérios aos usuários”. Para ele, a má instalação pode levar a um problema maior, até a uma explosão.

A instalação do sistema de gás nos veículos vem atraindo muitos motoristas, pelo fato de o combustível ter o menor custo em relação à gasolina e ao álcool.

[Info]

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade