Italianos criam hidrogênio a laser

O ´Hidrolaser´ italiano: tecnologia pode ser usada para gerar hidrogênio como combustível

SÃO PAULO – A fim de uma solução limpa para combustível, um grupo de pesquisadores de Florença, na Itália, utilizou lasers para produzir hidrogênio a partir de água sob alta pressão.

O centro de pesquisa estudou as misturas gasosas e descreveu que a fotodissociação das moléculas de água por radiação próxima à UV (ultravioleta), em temperatura ambiente e pressões de alguns décimos de 1 gigapascal, pode ser usada para desencadear reações químicas em misturas de água com monóxido de carbono ou nitrogênio.

A detecção de hidrogênio molecular entre os produtos da reação, segundo os italianos, é o mais relevante do artigo. “Além das implicações em química fundamental, as condições de leve pressão e irradiação, a eficiência do processo e a natureza dos reagentes e das moléculas produzidas sugerem aplicações em síntese”, escreveram na apresentação.

Com isso, a “irradiação pressurizada em reatores volumosos” poderá ser usada para processos químicos sustentáveis, como a obtenção de hidrogênio combustível.

Os responsáveis pelo projeto Matteo Ceppatelli, Roberto Bini e Vincenzo Schettino possuem o artigo completo “High-pressure photodissociation of water as a tool for hydrogen synthesis and fundamental chemistry” publicado na internet em PDF, no site do PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of América).

*Via Info.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade