SustainU_mobile14_7152

Os estudantes do Curso Introdutório a Estudos Ambientais da Universidade de Wisconsin – Campus Madison, receberam o conteúdo das aulas de uma forma bem diferente. A professora no Instituto Nelson de Estudos Ambientais, Cathy Middlecamp, em parceria com UW Mobile Learning Incubator cirou um jogo para celular, em fase de testes, e 126 alunos da classe de Estudos Ambientais exploraram os recursos, pelo Campus Madison.

Nomeado de “Sustainable U”, o jogo traz um visitante do futuro, que mostra ao jogador um futuro sombrio para o Campus, a menos que haja ação sobre os desafios ambientais. Durante o jogo devem ser encontrados os sinais fixados nos prédios do Campus e digitalizar um código com o dispositivo móvel, levantando as informações, vídeos ou jogos relacionados com resíduos, energia, água ou transporte. Ao completar cada fase o jogador muda o “futuro” do campus.

O designer do Sustainble U, David Gagnon, diz que a intenção desse jogo é de abrir os olhos dos estudantes para que comecem a ver coisas que antes podiam passar despercebidas. Usando a tecnologia para a aprendizagem prática, “para ajudar os alunos a aprender tópicos de ciência ambiental,  eu queria utilizar as coisas que estavam aqui em nosso campus”, explica a professora Middlecamp. O jogo traz os assuntos abstratos das apostilas e aulas para algo concreto, como, por exemplo, a descrição das instalações das cisternas utilizadas para o gerenciamento das águas pluviais do Campus.

Para jogar, os estudantes precisam passear por todo o Campus, “depois do jogo teste, todos os estudantes comentaram que tinham visto algo de novo; uma característica de um lugar onde eles passam todos os dias ou de um edifício que nunca tinham visitado”, diz Travis Blomberg, um aluno formado no Instituto Nelson, colaborador do projeto.

Os alunos aprovaram a nova forma de aprendizagem. Ethan Mark comenta “direcionar os estudantes com um aplicativo é um jeito ótimo de apresentar o conteúdo da sala de aula de um modo diferente e que é familiar aos universitários”, afinal, essa é uma geração que nasce em contato com essas tecnologias.

Com o feedback do teste a ideia é aperfeiçoar e expandir o jogo para um lançamento completo, disponível no próximo semestre para qualquer um no Campus que possua dispositivo móvel.

Ótima ideia para ensinar sustentabilidade para a nova geração, não é?

 

#PdL indica que este é um Post do Leitor, escrito por pessoas como você, que curtem o eco4planet, a sustentabilidade e o meio ambiente. Para se tornar um colaborador é simples: mande uma mensagem e enviaremos mais detalhes.

Foto: Jeff Miller Fonte: news.wisc.edu

 Jornalista. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade