Amarildo Silva tem um lema: “O maior de todos os erros é não fazer nada por achar que se faz pouco… faça tudo que puder”, e a partir desta máxima segue fazendo o que ele mesmo não considera nada demais, mas nós achamos incrível. O jovem tem apenas 22 anos, vive em Campina Grande, na Paraíba, e há um ano realiza um trabalho impecável, reutilizando pneus velhos para fazer lindas caminhas para pets.

Até hoje ele já vendeu mais de 500 unidades, mas confidenciou para a nossa Redação que gostaria de fazer mais: “Já vendi mais de 500 unidades de caminhas para cães e gatos. Só não vendo mais porque não tenho estrutura para vender fora do Estado, mas tem muitas pessoas pedindo de todo o Brasil, inclusive de muitos países aqui da América, da Europa e da Ásia”.

Falta de tempo não é motivo para que ele pare com o ofício de artesão, já que mesmo trabalhando como operador de caixa em uma famosa rede de atacados, ele consegue aproveitar suas manhãs para fabricar as caminhas, sempre se preocupando com a sustentabilidade e reutilizando materiais: “Faço outros trabalhos como puffs e lixeiras ecológicas com o tema da sustentabilidade usando, pneus velhos”.

A ideia surgiu quando ele buscava uma maneira de fazer uma renda extra utilizando o lixo que as pessoas jogavam na rua e com a ajuda de familiares – são eles mesmos que recolhem o material, ou na rua, ou em terrenos baldios. “Noventa por cento das encomendas são feitas a partir da página que eu tenho no Instagram”.

 

Outras maneiras

A inspiração para Amarildo continuar desenvolvendo seu trabalho vem dele saber que está ajudando não somente o meio ambiente, mas os animais e outras pessoas, já que além das caminhas que têm feito sucesso na internet, ele sempre encontra outras maneiras de ajudar quem precisa: ”Dou oficinas em escolas públicas, ajudo uma ONG que cuida de animais abandonados na minha cidade, todos os anos ajudo as crianças carentes e me visto de Papai Noel junto com outros amigos. Uso metade do meu 13º salário para isso, mas não ligo”.

Modesto, o que começou como uma renda a mais para a família, tem se transformado em uma iniciativa de impacto social e, sobretudo, ambiental, já que ele tem conseguido reutilizar uma grande quantidade de pneus descartados, dando nova vida a este material e fazendo a felicidade destes animais que parecem estar bastante confortáveis em suas novas caminhas. Boa garoto!

por Gabriela Glette, do Razões Para Acreditar em EcoD

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade