waldo-capa.jpg
O robô Waldo foi lançado em águas americanas para prevenir possíveis derramamentos de óleo

Falta de planejamento e problemas estruturais podem ter ocasionado o desastre do derramamento de óleo no Golfo do México. Entretanto, problemas como este fomentam a busca por novas tecnologias de reparação a grandes e atrapalhadas intervenções humanas. O Conselho de Defesa dos Recursos Naturais junto com a organização Oceana lançou um robô submarino que controla possíveis vazamentos de petróleo.

Apelidado de Waldo, o robô vem munido com sensores que detectam o vazamento de óleo e tentará proteger uma determinada área do aparecimento de possíveis dispersantes químicos. É Waldo que avisará para os pesquisadores quando um novo alerta de vazamento for detectado. Funciona da seguinte forma:

o robô coleta informações de dois em dois segundos, e a cada três horas Waldo mandará as informações para a central de pesquisa, que é responsável pela realização de testes de amostragem do petróleo e alertará possíveis falhas para o governo local.

robo-waldo2.jpg
Waldo avisará aos pesquisadores, que prontamente testarão as amostras

Waldo será instalado nas águas do norte e noroeste de Florida Keys, arquipélago localizado no sudeste dos Estados Unidos, e vai trabalhar sem parar por cerca de três semanas – a duração da sua bateria. “O fluorímetro mede a emissão de luz ou de fluorescência da água”, relata o Conselho de Defesa dos Recursos Naturais. “Ele possui uma lâmpada LED que emite luz ultravioleta, se a água contém determinados componentes químicos de petróleo, estes produtos absorvem a luz e a re-emite como fluorescência. Um detector vai ver esta emissão de luz e relatar a sua presença”, explica.

O nome do robô é inspirado no desenho “Onde está Wally?”, que no Brasil ganhou um nome diferente do original – Waldo. “Ao responder ‘Onde está Waldo?’, podemos ajudar a responder onde está o petróleo e ativar planos de emergência para esta ameaça quase invisível”, afirma Sarah Chasis, diretora do Conselho.

*Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade