No Brasil entrou em vigor no último dia 20 de junho a lei nº 11.705 (famigerada “Lei Seca”), que altera o Código de Trânsito Brasileiro e descreve em sua redação que é proibido ao motorista dirigir com qualquer taxa de álcool no sangue.

Sem dúvidas o legislador fez o seu papel visto que está mais do que provado quanto o álcool prejudica o nível de atenção e velocidade de reflexo do motorista. Mas qual a relação desta lei com o Meio Ambiente? Pode não parecer, mas é grande.

Antes da lei, diversos amigos iriam a uma festa no final de semana, para se divertir, comer e, é claro, ingerir bebida alcoólica, cada um em seu carro, quando muito em duas pessoas no mesmo veículo. Com a implantação da Lei Seca as pessoas passaram a se organizar para dividirem um único carro em quatro ou cinco amigos, assim apenas um deles, o “motorista da vez”, não ingere bebida alcoólica e poderá voltar dirigindo sem nenhum problema. Nem é preciso dizer que essa seria a atitude correta a qualquer tempo, com ou sem a lei, com ou sem fiscalização, mas infelizmente parece que as atitudes só mudam quando se atinge o bolso (e a carteira de habilitação).

Mas voltando a questão ambiental, já deu para perceber que muitos carros deixaram de trafegar graças a essa lei, que portanto não apenas houve reduziu os índices de mortalidade no trânsito mas também as emissões de gases nocivos gerados pelos automóveis.

Assim, só podemos parabenizar iniciativas como esta que, de forma indireta, proposital ou não, traz benefícios consideráveis a saúde, segurança e ao meio ambiente.

.

Este é o primeiro post de Fernando Concencio que também escreve para o blog Urgent Planet e é um dos novos colaboradores do blog eco4planet. Fernando, seja bem-vindo!

 

#PdL indica que este é um Post do Leitor, escrito por pessoas como você, que curtem o eco4planet, a sustentabilidade e o meio ambiente. Para se tornar um colaborador é simples: mande uma mensagem e enviaremos mais detalhes.

Fonte: Vanessa Daros Deluca em Urgent Planet

 
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade