2

Enquanto outros países não alcançam os 80%, nosso país segue na liderança do tratamento adequado das embalagens de defensivos agrícolas. Só em 2014 foram 42.646 toneladas de material que, se não fossem tratados, poderiam contaminar o solo e até as pessoas.

Obrigatório por Lei, o procedimento vem se ampliando ao longo dos últimos anos graças à atuação do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), uma união de 100 empresas que atua em toda a cadeia, desde a fabricação à reciclagem ou incineração do material, através do chamado Sistema Campo Limpo.

 

Desafios

A logística reversa é um trabalho desafiador para qualquer segmento, e cada vez mais valorizado devido à necessidade de preservação dos recursos naturais. No caso do Sistema Campo Limpo as responsabilidades são compartilhadas com os agricultores que devolvem as embalagens vazias de defensivos agrícolas nos locais adequadas para serem destinadas para reciclagem ou incineração, conforme o caso.

O inpEV atua organizando esse processo e tem como um dos maiores desafios a autossuficiência econômica, ou seja, gerar receitas equivalentes aos próprios custos, sem necessidade de contribuições das empresas associadas.

 

Eficiência

Para isso, atua na redução de custos logísticos, otimizando fretes, organizando recebimentos itinerantes e ampliando a capilaridade do recebimento.

Na outra ponta, o material recebido é entregue à Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos, empresa associada ao Sistema, ou outros parceiros, gerando receita através da produção de embalagens.

 

1

 

Sustentabilidade

Além de atuar diretamente no pilar da preservação ambiental através da destinação adequada das embalagens vazias de defensivos agrícolas, o inpEV se dedica aos outros elementos formadores do real equilíbrio proposto pelo conceito “sustentabilidade”.

No lado financeiro, foca na autossuficiência pela geração de receitas através da reciclagem, e no aspecto social, é responsável pelo considerável número de 1.500 empregos diretos, além de já ter envolvido mais de 1 milhão de pessoas em suas ações educativas.

 

Exemplo

O Sistema Campo Limpo é um exemplo para o mundo já que mesmo países tidos como preservacionistas, avançados tecnológica e socialmente, ainda patinam na destinação adequada de embalagens de defensivos agrícolas, de tão grande importância para a proteção do meio ambiente.

Veja no quadro abaixo alguns resultados desse trabalho:

ecoeficiencia-sistema-campo-limpo

Publieditorial

 :)
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade