20120906010355

Reduzir a velocidade que geralmente seria limitada a 50 ou 60Km/h para 30 parece absurdo para a maioria dos motoristas — o trânsito já é ruim o suficiente podendo andar um pouco mais rápido, imagine baixando tanto? –. “Só pode ser para alimentar a indústria das multas”, você, amigo traumatizado pelos radares, deve pensar.

Ledo engano, nos dois argumentos.

A limitação feita em ruas ou trechos de ruas que tenham considerável movimento misto, isto é, tráfego intenso de carros, motocicletas, ciclistas e pedestres, visa reduzir o número de acidentes, e os resultados mostram que funciona: em média 25% menos, chegando a uma redução de 72% na Bélgica. Mais do que isso, mesmo os acidentes que ocorrem geram menos mortes já que a energia do acidente é proporcional a massa dos objetos e ao quadrado da velocidade (você faltou nessa aula de física, eu sei), então a redução é exponencial. Estamos mesmo precisando trabalhar nisso: no Brasil, há uma morte no trânsito a cada 11 minutos!

Continue lendo no Papo de Homem.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade