Reciclagem é uma ação bastante conhecida e importante, mas não a única.

Internacionalmente são chamadas de “lixo zero” todas as ações que têm como objetivo reduzir a geração de lixo que acabará sendo incinerado. Esse conceito nasceu na capital da Austrália, Canberra, e foi oficializado em 1995 com o ambicioso objetivo de acabar com esse tipo de lixo até 2010.
Veja o que você pode fazer para reduzir os desperdícios da sua casa.

Passos
1.Escolha produtos duradouros no momento da compra para evitar substituições constantes e, assim, diminuir a produção de lixo.

2.Escolha produtos que não contenham substâncias tóxicas que possam poluir o meio ambiente.

3.Separe os resíduos caseiros de acordo com as indicações da empresa coletora que opera no seu bairro ou cidade.

4.Junte e passe pelo processador tudo que for matéria orgânica para fazer adubo e use no seu jardim ou venda o adubo obtido.

5.Evite consumir produtos com embalagem de PVC, porque a fabricação desse tipo de plástico é altamente tóxica.

6.Leve embalagens, móveis, roupas e outras coisas que você não for mais utilizar a centros de recuperação de materiais para que eles retomem um ciclo útil.

7.Diminua o consumo de produtos supérfluos e descartáveis, e substitua-os por itens duradouros que você possa utilizar várias vezes.

8.Não queime o lixo, mesmo que sejam resíduos perigosos ou patológicos. Averigue na sua cidade ou região aonde deve levar esse tipo de material para que ele seja devidamente tratado.

9.Participe de movimentos de bairro e proponha iniciativas de “lixo zero”.


Importante

  • Em muitas cidades do mundo já existem regulamentações que apoiam os planos de “lixo zero”. Verifique o que existe na sua ou ajude a criar essas iniciativas onde você mora.

*Via BemSimples.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade