Luz branca de uma molécula será LED barato

SÃO PAULO – Químicos e pesquisadores dizem que uma única molécula que emite luz branca poderia acelerar o desenvolvimento de LEDs de baixa energia para a próxima geração de fontes e displays.

O estudo é meio sul-coreano, meio espanhol. Soo-Young Park, da Universidade de Seul, se juntou a colegas da Universidade de Valência para desenvolver uma molécula de “simples fabricação com perfeita reprodução de cor e estabilidade”.

No artigo descrito no Journal of the American Chemical Society, os cientistas apresentam uma concentração independente de uma molécula emissora de luz branca “baseada no estado intramolecular de materiais de transferência do próton”.

A molécula seria capaz de se comportar como duas moléculas separadas de produção. Quando estimuladas por determinada voltagem, ela origina luz laranja e luz azul que se juntam para criar a branca.

Segundo os criadores, a molécula converte elétrons em fótons de maneira 30 vezes menos eficiente do que os LEDs comerciais, mas deve ganhar uma melhoria considerável depois que o método for otimizado.

A vantagem da descoberta é que será uma forma de gerar luz branca de uma maneira mais simples e barata. Se fosse gerá-la por OLEDs, o que seria bem difícil devido suas propriedades orgânicas, o custo seria muito maior, por exemplo.

*Via Info.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade