filtro-1.jpg
DewPointe e AquaMaker são algumas das fabricantes da máquina/Fotos: Divulgação

A disponibilidade de água potável sempre foi um problema em muitos lugares e fatores como mudanças climáticas, poluição dos recursos naturais e má utilização da água têm agravado essa situação. Em busca de soluções, algumas empresas já comercializam máquinas capazes de transformar a umidade do ar em água pronta para o consumo.

Essas máquinas captam o ar, filtram todas as impurezas, como poeira, esporos e bactérias, e a enviam a uma bobina resfriadora, onde a água é decantada. Segundo alguns fabricantes, o nível de pureza pode chegar a 99,99%.

Esse controle é justificado pelo elevado índice de substâncias tóxicas presentes do ar. Elementos como metais pesados, pesticidas, gases nocivos e microorganismos circulam livremente na atmosfera.

Além da segurança de ter sempre água disponível (já que, por mais seca que esteja a umidade relativa do ar, sempre vai existir H2O presente na atmosfera), equipamentos desse tipo evitam o consumo de garrafas e galões de água, reduzindo a quantidade de plástico produzido, comercializado e descartado todos os dias.

O problema, como sempre, está no preço. Uma máquina dessas pode custar até US$2 mil, ou quase R$ 4 mil. Ainda assim, é uma boa ideia, especialmente para lugares como desertos ou ambientes abalados por catástrofes naturais.

*Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade