A foto aqui em cima mostra uma praia da região de Fukushima, no Japão, antes do terremoto e da tsunami. Como todos já leram, as usinas nucleares da região sofreram grandes estragos e agora, pra piorar ainda mais, foi encontrado traços radioativos no iodo do fundo do mar dessa região.

A taxa radioativa encontrada está 1.150 vezes maior que o máximo considerado legal. Mas as autoridades japonesas continuam afirmando que plantas e animais não estão ameaçados. Já os especialistas que não fazem parte do governo, dizem que por conta do resfriamento da usina ainda não ter dado certo, há grandes riscos de acidentes nucleares.

A amostra que foi usada, veio de uma distância de 30 metros dos reatores 5 e 6 da usina. Hidehiko Nishiyama, falou ontem que os testes foram conduzidos pela empresa que administra o complexo, a Tokyo Eletric Power (Tepco).

O pessoal da empresa de Tokyo e do governo japonês, afirma que a radioativdade encontra não ameça algas e animais marinhos. Eles dizem que o iodo radioativo se reduz para a metade a cada oito dias.

O risco de explosão dos reatores 5 e 6 da usina de Fukushima são grandes. E mesmo sem a explosão, o risco de contaminação continua a preocupar.

Imagem via Flickr

 
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade