O maranhense Jecefran Martins inventou um telefone ecológico para dar fim aos problemas de comunicação nas comunidades isoladas e de difícil acesso em seu estado. A invenção é uma mistura de celular com telefone público, que nem ao menos necessita de bateria. Basta deixar o telefone meia hora no sol, para recarregar as placas de energia solar contidas em sua estrutura, que o aparelho ganha autonomia para cerca de uma semana.

O “orelhão móvel-ecológico” é totalmente feito de sucata de outros telefones, ou seja, materiais que seriam descartados no lixo.

Nas comunidades distantes, localizadas a 30 quilômetros do Maranhão, existe energia elétrica, porém o sinal de celular de diversas operadoras não funciona muito bem, deixando os agricultores da região com dificuldades para negociarem seus produtos.

O inventor, que é vistoriador de fibra ótica da Filial Maranhão, vai agora percorrer diversas feiras de tecnologia para divulgar o aparelho. A tarifa cobrada pelo uso do telefone será a mesma que de um orelhão comum.

Martins afirma ter conhecimento de que já existam telefones movido à energia solar, mas destaca as qualidades de seu projeto, “meu aparelho funciona a uma distância de até 40 quilômetros das antenas de celulares e é capaz de rastrear sinais de rádios FM para completar a ligação”, finaliza. [Exame.com via @venturafelipe]

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade