Chuveiro elétrico é o principal vilão das contas de luz
Chuveiro elétrico é o grande vilão do consumo de energia/Foto: laerte

Com o objetivo de descobrir qual a maior fonte de gasto de energia nos lares brasileiros, está sendo desenvolvido um aparelho capaz de medir o consumo de eletricidade de cada eletrodoméstico. O novo medidor será usado em uma pesquisa nacional que vai traçar os perfis de consumo no Brasil e orientar futuras campanhas de economia. O projeto é uma iniciativa do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), ligado a Eletrobrás e apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Uma vez descobertos quais os vilões das contas de energia elétrica, o Procel pretende criar ações de conscientização específicas para combater o problema. “Muita gente desconhece que os chuveiros têm chaves de verão e inverno e que usar a posição verão faz bastante diferença”, afirmou o gerente do projeto, Emerson Salvador. Ações simples como problemas na borracha que veda a geladeira já seriam suficientes para desequilibrar o consumo, acrescentou.

Atualmente, protótipos do novo medidor e de um software capaz de compilar os dados ainda estão sendo desenvolvidos nos laboratórios do Centro de Pesquisas em Energia Elétrica (Cepel), parceiro do projeto. Salvador estimou que o aparelho já esteja pronto até o fim de 2010, quando será instalado em casas que vão participar da pesquisa. Para registrar o consumo de cada eletrodoméstico, o medidor é instalado no quadro de luz da residência ou ao lado do relógio marcador. O programa é capaz de diferenciar correntes elétricas que estejam sendo emitidas ao mesmo tempo, por exemplo, pelo ar-condicionado, o chuveiro e o micro-ondas.

O levantamento deverá complementar dados obtidos em 2005, quando um questionário foi aplicado a 10 mil consumidores e detectou, por exemplo, o crescimento do uso de ventiladores de teto. Por essa razão, o Procel desenvolveu um selo de economia específico para ventiladores. O selo identifica quais marcas no mercado são mais econômicas e já é utilizado em 21 tipos de eletrodomésticos diferentes, como geladeiras, lavadoras e televisores.

Nesta pesquisa, porém, Salvador acredita que a amostra de famílias pesquisadas precisará ser menor, mas deve representar os mesmos grupos. Os consumidores foram divididos em categorias de acordo com a quantidade de consumo de energia, dos que usam até 50 kilowatts por hora até os que usam mais de 300 kilowatts por hora.

*Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade