hexglobesm021_1

Durante o Workshop on Impacts of Global Climate Change on Agriculture and Livestock, que ocorreu no último dia 27 em Ribeirão Preto (SP), os pesquisadores participantes concluíram que as mudanças climáticas alteram os ciclos reprodutivos de culturas agrícolas como milho, café, algodão, soja, arroz, tomate e trigo. Essas mudanças causam a queda na produção desses insumos.

Segundo Jerry Hatfield, diretor do Laboratório Nacional de Agricultura e Meio Ambiente do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês):

Sabemos há muito tempo que as mudanças climáticas terão impactos nas culturas agrícolas de forma direta e indireta (…). A questão é saber quais serão os impactos e a magnitude dessas mudanças nos diferentes países produtores agrícolas (…) A produção de trigo [nos Estados Unidos] não atinge mais grandes aumentos de safra como os obtidos entre as décadas de 1960 e 1980

Uma das razões para a queda de produtividade  de culturas agrícolas no mundo é o aumento da temperatura durante a fase de crescimento e de polinização, na avaliação do pesquisador.

As plantas de trigo, soja, milho, arroz, algodão e tomate têm diferentes faixas de temperatura ideal para os períodos vegetativo – de germinação da semente até o crescimento da planta – e reprodutivo – iniciado a partir da floração e formação de sementes.

O que se observa é um aumento da frequência de dias mais quentes, com temperatura até 5 ºC mais altas do que a média registrada em anos anteriores, justamente na fase de crescimento e de polinização. Como avalia o pesquisador:

Observamos diversos casos de fracasso na polinização de arroz, trigo e milho em razão do aumento da temperatura nessa fase. E, se o aumento de temperatura ocorrer com déficit hídrico, o impacto pode ser exacerbado

O trabalho completo do pesquisador pode ser lido aqui.

#PdL indica que este é um Post do Leitor, escrito por pessoas como você, que curtem o eco4planet, a sustentabilidade e o meio ambiente. Para se tornar um colaborador é simples: mande uma mensagem e enviaremos mais detalhes.

 bióloga especialista em gestão ambiental, esportista e amante da arte. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade