As ações verdes podem aparecer de diversas formas: seja através de um acordo climático, de uma intervenção cultural no ambiente urbano ou com uma canção. Este último exemplo pode ser o mais eficiente quando o assunto é conscientizar as pessoas de forma direta, poética e global. Os músicos engajados nas causas climáticas transformam a luta ambiental em notas musicais e os gritos a favor da natureza em versos melódicos.


Alguns músicos se destacam por trazer em suas composições verdadeiros hinos por um mundo melhor. Conheça um pouco mais destas personalidades:

radio-head-ok.jpg

Radiohead

A banda britânica Radiohead tem mais do que músicas de sucesso em sua discografia. Ao longo da carreira, o vocalista Thom Yorke percebeu que sua popularidade poderia ajudar a levar o grito a favor do meio ambiente para todos os cantos. Principal personalidade por trás da organização sócio-ambiental Friends of the Earth, Yorke divide a responsabilidade com seus colegas de banda. “Meus companheiros fazem tudo o que podem contra o aquecimento global” disse.

O Radiohead é tão consciente do problema que fizeram uma apresentação via internet para um programa de televisão americano, evitando a viagem de avião. Além disso, Yorke e companhia fazem shows apenas em locais acessíveis para o público, evitando assim que os fãs sejam obrigados a usar seu próprio veículo.

for-fun-ok.jpg

Forfun

As letras da banda Forfun sempre exaltaram as belezas da natureza e a essencial harmonia entre ser-humano e meio ambiente. Os jovens são o principal público dos cariocas que sabem que estas mensagens ecológicas chegam de forma mais simples se cantadas.

A música “Panorama” é um exemplo que o pensamento responsável independe da idade ou do ritmo musical: “Vivemos entre os trópicos, onde as águas de março costumavam fechar o verão, alimentamos pensamentos utópicos, utilizamos a biodiversidade como fonte de inspiração. Imagine como era tudo no tempo do meu avô, quando não existiam celulares e garrafas PET”

bob-dylan-ok.jpg

Bob Dylan

“Pisei no meio de sete florestas tristes, estive diante de uma dúzia de oceanos mortos ouvi o rugido de uma onda que poderia afogar o mundo inteiro” diz Dylan em “A Hard Rain’s A-Gonna Fall”

Uma das composições de Bob Dylan embalam a Conferência sobre Mudanças Climáticas em Copenhague. “A Hard Rain’s A-Gonna Fall” foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como hino não-oficial da COP-15. A canção, que em tradução livre quer dizer “uma forte chuva irá cair”, resume bem os medos de toda uma geração. Mesmo que tenha sido escrita no ápice da Guerra Fria, a composição de Dylan inspirou o fotógrafo ambiental Mark Edwards, da ONU, que após se perder no deserto do Saara, foi salvo por nômades: “Meu salvador esfregou dois gravetos juntos. Ele fez fogo e tomamos uma boa xícara de chá. Então ele ligou seu velho toca-fitas, e Bob Dylan cantou”, disse à BBC.

sting-raoni-ok.jpg

Sting

O vocalista da banda The Police vai além dos clássicos “Every Breath You Take” e “Roxanne”. Suas músicas são complementos de suas ações em prol da natureza. Apaixonado pela diversidade ecológica do Brasil, Sting, que também é ambientalista, esteve no país recentemente para cantar e reforçar o seu apoio ao movimento indígena que questiona a construção da hidrelétrica Belo Monte, na região da Volta Grande do Xingu, no Pará.

Ao longo de sua carreira foram vários os álbuns que trataram do descaso humano com a natureza. “The Dream of the Blue Turtles”, por exemplo, foi composto em plena Guerra Fria e ressalta temas como a exploração da mão de obra infantil, as conseqüências dos conflitos e a apatia perante as mudanças climáticas.

midnight-oil-ok.jpg

Midnight Oil

Desde os anos 80, as letras da banda Midnight Oil chamavam a atenção. Não só pela batida inconfundível dos australianos, mas também pelos protestos contra a poluição e os direitos do povo aborígine que suas letras guardavam.

A música “Beds are Burning” que diz “Como nós podemos dançar se o nosso próprio berço está queimando” e culpava os australianos pelo extermínio do povo indígena foi música tema da Campanha Tick Tick Tick antes do início das reuniões da COP-15.

bob-geldof-ok.jpg

Bob Geldof

Bob Geldof divide a função de cantor e compositor com a de humanista. Ele é a personalidade por trás do primeiro hino contra a fome na Etiópia e de eventos musicais gigantescos a favor da África. Foi a partir de uma reportagem sobre as condições subumanas no país que Geldof se juntou ao U2 e outros grandes nomes para compor “Do They Know It’s Christmans” e formar o conjunto Band Aid.

Esta primeira atitude resultou no concerto de caridade Live Aid, que reuniu as maiores e mais populares bandas que cantaram pela paz. Recentemente, o show Live 8 alertou os países mais ricos do mundo para os problemas na África e pediu o perdão da dívida externa africana. As ações humanitárias de Geldof deram para ele uma nomeação para o Prêmio Nobel da paz e o título honorário de cavaleiro atribuído pela Rainha Elizabeth II.

jj-ok.jpg

Jack Johnson

O contato com a natureza traz uma característica especial à música do havaiano, Jack Johnson. Cantor, compositor e surfista nas horas vagas, Johnson traz nas suas letras verdadeiros ensinamentos de como se comportar de forma sustentável. “Eu preciso passar para o meu filho o que eu penso sobre a natureza” disse o cantor.

Jack Johnson é o compositor de “The Sharing Song”, música que ensina o valor de dividir as coisas na vida. “É muito mais divertido quando dividimos as coisas, dê um para o seu amigo se você tem três, se você tem um sanduíche parta no meio e divida” canta em um dos versos. Outra música que trata de um tema ambiental é “3 R’s”, que, como o nome já diz, canta a tríade Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

O havaiano ainda possui a fundação Kokua Hawaii, que apóia a educação ambiental nas escolas e comunidades do país. “A missão da fundação é fornecer aos alunos encontros emocionantes e interativos que permitam aumentar a sua valorização e compreensão do seu ambiente” diz o site da fundação.

*Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade