carro-1.jpg
O sistema já está sendo desenvolvido e testado em algumas cidades do Japão/Fotos: Divulgação

Que os carros elétricos são os veículos do futuro (próximo) restam poucas dúvidas. Com isso definido, as montadoras buscam agora criar soluções para recarregar e aumentar a eficiência das baterias. Uma dessas novidades tecnológicas vem da Nissan. A empresa está desenvolvendo um carro elétrico recarregável sem fio.

O sistema wirless funciona da seguinte forma: duas bobinas, uma colocada em baixo do carro e outra no chão, se reconhecem assim que são aproximadas. Com isso, uma indução eletromagnética faz com que a energia passe de um ponto a outro, carregando um carro pequeno em cerca de três horas.

Os engenheiros garantem que o sistema é tão eficiente quanto o tradicional e funcionará de maneira simples e barata. Apesar disso, eles ainda não dão um prazo de quando o sistema estará disponível ao público nem quanto o serviço irá custar.

carro-2.jpg
Duas bobinas se reconhecem ao se aproximarem e transmitem energia de um ponto a outro

Quando se tornar real, o sistema possibilitará que o motorista estacione seu carro em um local onde a tecnologia esteja disponível, e o encontre recarregado na volta – sem fios, sem tomadas, exatamente como o wirless disponível para a internet, por exemplo.

A empresa ainda fala na possibilidade de, no futuro, instalar o sistema nas avenidas e rodovias, permitindo que os carros sejam recarregados enquanto circulam. Experimentos já estão sendo feitos em cidades como Sakai e Nara, no Japão.

*Com informações do TreeHugger. Retirado de EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade