carro-1.jpg
O sistema já está sendo desenvolvido e testado em algumas cidades do Japão/Fotos: Divulgação

Que os carros elétricos são os veículos do futuro (próximo) restam poucas dúvidas. Com isso definido, as montadoras buscam agora criar soluções para recarregar e aumentar a eficiência das baterias. Uma dessas novidades tecnológicas vem da Nissan. A empresa está desenvolvendo um carro elétrico recarregável sem fio.

O sistema wirless funciona da seguinte forma: duas bobinas, uma colocada em baixo do carro e outra no chão, se reconhecem assim que são aproximadas. Com isso, uma indução eletromagnética faz com que a energia passe de um ponto a outro, carregando um carro pequeno em cerca de três horas.

Os engenheiros garantem que o sistema é tão eficiente quanto o tradicional e funcionará de maneira simples e barata. Apesar disso, eles ainda não dão um prazo de quando o sistema estará disponível ao público nem quanto o serviço irá custar.

carro-2.jpg
Duas bobinas se reconhecem ao se aproximarem e transmitem energia de um ponto a outro

Quando se tornar real, o sistema possibilitará que o motorista estacione seu carro em um local onde a tecnologia esteja disponível, e o encontre recarregado na volta – sem fios, sem tomadas, exatamente como o wirless disponível para a internet, por exemplo.

A empresa ainda fala na possibilidade de, no futuro, instalar o sistema nas avenidas e rodovias, permitindo que os carros sejam recarregados enquanto circulam. Experimentos já estão sendo feitos em cidades como Sakai e Nara, no Japão.

*Com informações do TreeHugger. Retirado de EcoDesenvolvimento.

  • este site é ótimo e interessante
    me ajudou bastante numa trabalho escolar

  • Jeferson Golfetto

    Este é o mesmo sistema que já funciona há anos nas escovas de dentes elétricas, nada como “reciclar” conceitos.

  • Juliana Guimarães

    Mas é possível transmitir energia elétrica sem fio, sem que o que estiver entre as duas bobinas receba energia também, ou seja, se algum animal passar entre as bobinas não será eletrocutado? Se isso for possível, por favor, mande-me um site onde isso seja dito para me informar mais profundamente sobre assunto? Obrigada.

    • Daniel Arenhart

      A transmição é por incução eletromagnética

  • Mello

    é por indução eletromagnetica
    só induz corrente em materiais condutores, só se o animal fosse de metal pra ser eletrocutado hahaha

  • Felipe

    Eu não acho que carros elétricos sejam o meio de transporte individual do futuro, a demanda de energia para recarrega-los ao mesmo tempo, (pois a maioria das pessoas iriam recarrega-los à noite) é muito grande, e quase impossível de se suprir!
    Acredito que o combustível dos carros do futuro, sejam combustíveis renováveis mais limpos.. tomara que eu esteja errado, e as tecnologias de captação de energia solar futuras, consigam suprir a demanda dos carros ^^

  • ricardinhus

    Vejo que em parte, algo que imaginei será possivel em breve:
    Uma pista “wireless”! Ao invés de carregar, poderá haver uma rodovia que forneça energia suficiente para mivimentar o carro.

    • ricardinhus

      movimentar…

  • Tudo vai depender do nível de desenvolvimento das baterias no futuro. Um sistema viário todo novo e com um nível de tecnologia desse típo seria mais caro e dispendiria de mais matéria prima do que algumas baterias com uma tecnologia mais avançada e os investimentos para desenvolvê-la.

    eco4planet para você para empresas
 
Quem somos
Na mídia
FAQ
Contato
Home page
Busca padrão
Como divulgar
Anuncie (mediakit)
Embedded
 
 
©2008-2017 eco4planet | Privacidade
©2008-2017 eco4planet | Privacidade