O Teatro Amazonas, em Manaus, também terá suas luzes apagadas durante 60 minutos
O Teatro Amazonas, em Manaus, também terá suas luzes apagadas durante 60 minutos / Foto : Washington Lins

Monumentos de Curitiba e Amazonas também serão apagados no dia 28 de março como propõe o movimento Hora do Planeta, promovido pelo Instituto WWF em todo o mundo. O ato simbólico de desligar as luzem no combate ao aquecimento global ganhou a adesão das duas cidades brasileiras, que se juntam ao Rio de Janeiro e aos municípios de Jurumin (SP), São Geraldo do Araguaia (TO) e Cametá (PA).


Ato refletirá em outras questões

Para a diretora executiva da Fundação O Boticário, Malu Nunes, que apóia a campanha na capital paranaense, o ato de apagar as luzes para chamar atenção do problema mundial também será importante para reflexão de outras questões relacionadas ao meio ambiente, como a preservação da natureza.

“Em nosso país, 75% das emissões de gases causadores do aquecimento global têm origem no desmatamento e na queimada; ou seja, manter nossas florestas em pé é fundamental para amenizar os impactos das mudanças climáticas”, contou Nunes.

A cidade de Curitiba apagará as luzes, das 20h30 às 21h30, de importantes pontos turísticos, como o Teatro do Paiol, Fonte dos Anjos, Torre da Biodiversidade, Estufa do Jardim Botânico e Linha Verde – monumento de bambu -, e as fontes das praças Santos Andrade e Generoso Marques.

Luzes apagadas em Manaus

No estado do Amazonas, as luzes da fachada e interior do Teatro Amazonas, na cidade de Manaus, um importante ícone do norte do país, e do Largo São Sebastião também serão desligadas por uma hora, como prova de adesão ao movimento. Para a secretária-geral do WWF-Brasil, Denise Hamú, a participação do estado é importante por toda sua riqueza ambiental e representa a preocupação do Amazonas quanto à mobilização da sociedade pela preservação do meio ambiente.

“O Governo do Amazonas não poderia ficar fora dessa iniciativa cujo objetivo é alertar para o problema do desmatamento e das queimadas, principais fontes de emissão de gases de efeito estufa no Brasil. Nosso estado também tem a preocupação com o uso eficiente de energia, previsto nos programas da nossa Lei de Mudanças Climáticas, pioneira no Brasil”, comenta Nádia Ferreira, Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas.

A campanha pode ter a participação de todos os cidadãos e visa reunir milhões de pessoas em parques, ruas, praças e casas em todo o mundo para assistir ao apagar das luzes e transmitir sua mensagem contra as mudanças climáticas. Já são confirmadas 1.189 cidades de 80 países no alerta ao aquecimento global.

Fonte: EcoDesenvolvimento

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade