oms demonstra  preocupa��o com o uso indevido de medicamentos

OMS demonstra preocupação com o uso indevido de medicamentos/Foto: f_mapra

Mais de 50% de todos os medicamentos são receitados ou vendidos de forma inapropriada em todo o mundo, e metade de todos os pacientes não tomam remédios corretamente. A afirmação está em nota da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o uso indevido de medicamentos.

Segundo a agência da ONU, o uso excessivo, limitado ou impróprio de remédios afeta a saúde das pessoas e gasta recursos. A OMS revela que mais de 50% de todos os países no mundo não implementam políticas básicas para promover o uso adequado de medicamentos.

Nos países mais vulneráveis em nível social, menos de 40% dos pacientes no setor público e 30% no privado são tratados de acordo com diretrizes clínicas.

Para a agência, a prática diz respeito à utilização correta de remédios e requer que os doentes recebam o medicamento apropriado, com a dose certa e durante um período de tempo adequado, ao custo mais baixo para eles e para as comunidades.

Problemas

Os problemas mais comuns provocados pelo uso indevido de remédios incluem o uso de muitos medicamentos de forma simultânea, a utilização excessiva de antibióticos e injeções, além da auto-medicação inapropriada.

Segundo a OMS, os fatores que mais contribuem para esse fenômeno são a falta de conhecimento e formação, promoção de medicamentos por multinacionais farmacêuticas e a disponibilidade ilimitada de remédios em muitos países.

*Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade