ONU entende que os investimentos em tecnologia sustentável são vitais para os países
ONU entende que os investimentos em tecnologia sustentável são vitais para os países/Foto: xtylerclub

O investimento de US$ 750 mil milhões, cerca de 1% do Produto Interno Bruto global, em cinco setores chave poderão ajudar a revitalização da economia mundial e reduzir o desemprego, além de acelerar, ao mesmo tempo, a luta contra as mudanças climáticas, degradação ambiental e pobreza.

A afirmação está incluida num documento de trabalho para um “Novo Tratado Verde Global”, que será apresentado na próxima reunião de líderes mundiais do G-20, no dia 2 de abril, em Londres. O estudo foi preparado por economistas e pela ONU.

Renováveis

Segundo um comunicado do Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma), estes setores incluem o aumento da eficácia energética de edifícios velhos e novo, além de energias renováveis como a solar e a eólica.

As outras três áreas são o transporte sustentável com base em veículos híbridos e comboios de alta velocidade; as infraestruturas ecológicas do planeta (inclui florestas e corais); e o setor da agricultura sustentável.

O diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner, afirmou que o encontro de Londres deve ser um marco em matéria de investimentos para combater crises causadas pelas mudanças climáticas.

Emprego

Ele alertou que a reunião também precisa debater a questão da carência de recursos naturais e a falta de um emprego decente para cerca de 2 mil milhões de pessoas que  ficarão desempregadas  na próxima década.

O relatório apela para a tomada de medidas específicas para ajudar os países pobres a alcançarem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), plano de ação para combater ou erradicar as calamidades sociais até 2015.

As propostas incluem a expansão de projetos de microcrédito para energia limpa e tornar a ajuda externa ao desenvolvimento mais ecológica.

Fonte: EcoDesenvolvimento

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade