bonaire.jpg
A ilha será mantida com energias limpas/Foto: gailf548

Os amantes do turismo sustentável terão, em breve, mais um paraíso para onde escapar. É a Ilha de Bonaire, situada no mar das Caraíbas ao largo da costa da Venezuela. Ela será a primeira ilha do Caribe com abastecimento de energia 100% renovável. Isso será possível porque o governo local assinou um projeto em 2007 visando se libertar da dependência de fontes não renováveis de energia, como a petróleo. A previsão é de que o projeto seja concluído ainda esse ano.

Se tudo sair como planejado, a ilha paradisíaca terá um sistema energético capaz de produzir 11 MW a partir da energia eólica, 14 MW de biodiesel e mais 3,5 MW de fontes reservas. A iniciativa do grupo Ecopower Bonaire BV é resultado de um consórcio entre empresas estrangeiras e a Companhia de Água e Energia de Bonaire.

bonaire-2.jpg
O mergulho é um dos fortes atrativos da ilha/Foto: actor212

A primeira parte do projeto foi a instalação de uma turbina eólica capaz de produzir 330 KW – mais do que a expectativa inicial. Graças a isso, mais 12 turbinas de 0.9 MW serão instaladas no norte da ilha, onde as condições de vento são consideradas ideais. A previsão é que somente a fazenda eólica seja capaz de fornecer energia para os 15 mil habitantes do local.

Assim como as outras ilhas ao seu redor, Bonaire tem sua economia baseada no turismo. Ela é conhecida como o paraíso dos mergulhadore, graças à qualidade da água, à quantidade de vida marinha e à facilidade de se praticar o mergulho. Ela inda oferece ótimas condições para atividades como surf, windsurf e outros esportes radicais. O que mais um viajante eco-friendly poderia querer?

*Com informações de EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade