O Parque Nacional do Pau-Brasil completará dez anos de criação em abril deste ano
O Parque Nacional do Pau-Brasil completará dez anos em abril deste ano/Foto: mauroguanandi

Situado em Porto Seguro (BA), o Parque Nacional do Pau-Brasil completará dez anos de criação em abril. É lá que está a maior concentração da árvore que originou o nome do nosso país, o Pau-Brasil – abundante na região Sul da Bahia no século 16, quando os portugueses aqui aportaram. Com a conclusão do plano de manejo, a previsão é a de que o centro de conservação ambiental seja aberto para a visitação pública no verão de 2010, a fim de atender o apelo turístico de Arraial d’Ajuda e Trancoso.


“Depois de muitas ações, obtivemos a posse de 100 % da área do parque, o que por si só garante um bom nível de proteção. Assim, conseguimos manter o parque sem nenhuma ocupação irregular”, afirmou ao site Radar64, Luiz Fernando Brutto, chefe da unidade. A ocorrência de incêndios florestais caiu a zero no local nos últimos anos. Também são realizadas pesquisas dirigidas à área ambiental. Recentemente foi feita a soltura de uma fêmea de gavião real (Harpia harpya). A espécie é rara e está em extinção.

O Parque Nacional do Pau-Brasil também realiza a manutenção da qualidade das águas de duas bacias hidrográficas dos rios Trancoso e da Barra, que ao nascerem nos limites da unidade de conservação, desaguam nas praias locais. O chefe da unidade também destacou a interação com a comunidade do entorno, por meio de permanente diálogo e disseminação de informações ambientais.

A direção do parque é parceira do governo do Estado da Bahia e conta com o apoio da prefeitura de Porto Seguro. Em conjunto, os três órgãos realizam operações de fiscalização, muitas vezes com helicóptero. A sustentabilidade também tem espaço na unidade de conservação. O complexo administrativo do parque foi recém concluído e é abastecido por energia solar.

Fonte: Radar6

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade