bicicleta-saopaulo

O sistema de compartilhamento de bicicletas de São Paulo, que já conta com mais de 155 mil usuários cadastrados, será integrado ao Bilhete Único. A prefeitura da capital paulista publicou na terça-feira, 3 de dezembro, um termo de cooperação com as empresas que operam o serviço para permitir a liberação das 1.300 bicicletas disponíveis na cidade também por meio do cartão de transporte público.

Funciona assim: bastará o usuário aproximar seu cartão do validador numa das 132 estações para liberar a bicicleta. Se a viagem durar além dos 30 minutos gratuitos, o valor será descontado do bilhete. Hoje, o usuário libera a bicicleta utilizando o telefone celular e a quantia a ser cobrada pela viagem é descontada do cartão de crédito fornecido no momento da adesão ao programa.

A integração do projeto “Bike Sampa” com o Bilhete Único será feita gradualmente. A relação das estações nas quais a nova tecnologia será implementada está sendo definida em conjunto com a São Paulo Transportes (SPTrans). Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a ideia é que até o fim de janeiro de 2014 todos os 132 pontos de retirada e devolução de bicicletas já estejam integrados.

O sistema já foi testado por dois meses nas estações Parque Trianon, Shopping Eldorado e Shopping Santa Cruz para avaliar a aceitação dos usuários. “Os dados obtidos mostraram que 20% dos empréstimos realizados foram feitos com a utilização do Bilhete Único”, informou a CET. Segundo a empresa, o projeto terá 3 mil bicicletas em 300 estações até o fim de 2014.

Foto: Brasil e Movimento // Por: EcoD

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade