Castelo São Jorge visto do Arco da Rua Augusta

Poucos dias após a notícia que a Alemanha produziu mais energia limpa do que conseguia consumir, temos a nota que Portugal também teve um marco na geração de energia elétrica: por quatro dias seguidos, o país utilizou só fontes de energias renováveis.

Do último dia 7 de maio, 6:45 (horário local) até às 5:45 da quarta-feira, 11 de maio, o país dos melhores azeites passou o tempo todo só com produção de matrizes renováveis, como eólica, hidrelétrica e solar.

Vale lembrar que a área total do país é de pouco mais de 92mil km² (só o estado de São Paulo tem quase 250mil km²) e que, até 2013, gerava apenas 23,5% de sua energia em fontes renováveis. O número saltou em 2015 para 48%, sendo que 22% foi só de energia eólica!

O crescimento da energia eólica, aliás, é absurdo na Europa: só em 2015, ela cresceu 42% da Dinamarca, 20% na Espanha, 13% na Alemanha e 11% no Reino Unido. Países com territórios bem menores que o nosso e com recursos naturais bem mais escassos, acabam ficando na vanguarda da energia limpa.

Quando será que nossos governantes, independente de partidos, irão perceber que podemos fazer muito mais que isso? Nossos descobridores já estão nos dando o exemplo.

 

Fonte: The Guardian

 
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
    eco4planet para você para empresas
 
Quem somos
Na mídia
FAQ
Contato
Home page
Busca padrão
Como divulgar
Anuncie (mediakit)
Embedded
 
 
©2008-2017 eco4planet | Privacidade
©2008-2017 eco4planet | Privacidade