portugal quer que esta cena se torne cada vez mais comum
Consórcio pretende que esta cena se torne cada vez mais comum em Portugal e demais países interessados/Foto: McPig

Um dos obstáculos referentes aos carros elétricos é a dificuldade para se encontrar postos para carregar a bateria desses veículos, mas uma iniciativa firmada em Portugal dá mostras de que o problema tem uma solução bem viável. Vinte e cinco municípios portugueses e a empresa Inteli, Inteligência e Inovação, assinaram na segunda-feira, 21 de setembro, um contrato que objetiva a criação da primeira rede portuguesa voltada para o carregamento dos automóveis movidos a eletricidade.

De acordo com José Rui Felizardo, presidente da Inteli, o fechamento da parceria coincidiu com a criação do Rener – um laboratório de energias renováveis que integra a Rede Europeia de Living Labs, o que segundo o executivo dá expressão internacional ao modelo e a tecnologia desenvolvida em Portugal por um consórcio tecnológico. “Já há um protótipo [do sistema] que está sendo desenvolvido. Será bom porque vai poder incorporar outros produtores de tecnologia que queiram desenvolver as suas soluções aqui no país”, destacou Felizardo a agência Lusa.

carros el�ricos servem como alternativa aos ve�ulos movidos pelos combust�eis poluentes
Carros elétricos servem como alternativa aos veículos movidos pelos combustíveis poluentes/Foto: V8media

O presidente da Inteli citou o pioneirismo do modelo português, já que este será o primeiro em nível mundial a permitir que o proprietário de um veículo elétrico possa circular por todo o país, graças à rede de postos de abastecimento que o acordo agora ratificado permitirá criar. O executivo também ressaltou a importância dos incentivos destinados pelo governo ao projeto. “Já há contatos com a Espanha e o Brasil para a internacionalização do modelo”, informou Felizardo.

Em 2010 deverão ser instalados 320 postos de carregamento, mas o objetivo busca a construção de 1.350 locais de abastecimento como este até 2011. Segundo José Felizardo, a tecnologia que está sendo desenvolvida conta com a possibilidade de ser implantada em qualquer cidade do mundo. “Pode carregar-se à noite e vender a energia de dia, na altura de pico, contribuindo para a estabilização da rede”, explicou, adiantando que o processo é válido tanto para as eólicas como para as fotovoltaicas.

Portugal é o 4º maior da UE em renováveis

De acordo com um relatório do Instituto Nacional de Estatística da Espanha, Portugal já é o 4º maior consumidor de eletricidade gerada a partir de fontes renováveis em toda a Europa. Segundo o estudo, 30,1% do consumo do país são provenientes de energias limpas, como a eólica, solar e hídrica. Atualmente, os portugueses só estão atrás da Áustria (59,8%), Suécia (52,1%) e Letônia (36,4%). A média da União Europeia é de 15,6%.

Os países europeus que mais consomem eletricidade a partir de energias renováveis são, respectivamente:

1.) Áustria (59,8%);
2.) Suécia (52,1%);
3.) Letônia (36,4%);
4.) Portugal (30,1%);
5.) Dinamarca (29%);
6.) Romênia (26,9%);
7.) Finlândia (26%);
8.) Eslovênia (22,1%);
9.) Espanha (20%);
10.) Eslováquia (16,6%).

*Com informações do Portal das Energias Renováveis, Agência Lusa e Agência Financeira. Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade