altcar-capa.jpg
O programa Altcar permite que o usuário utilize o carro apenas quando for necessário/Fotos:Divulgação

A cidade norte-americana de Baltimore, em Maryland, acaba de dar mais um passo rumo à sustentabilidade. Ela lançou um programa de aluguel de carros elétricos que irá possibilitar a toda a população utilizar veículos elétricos sempre que precisarem. O aluguel custa US$9 por hora e US$7.50 para quem escolher o pacote mensal.

O Altcar funciona como um programa de aluguel de carros comum, a grande diferença está no produto oferecido. O Maya 300 é silencioso e capaz de levar quatro passageiros, além de espaço na mala para compras e pequenas bagagens. A velocidade máxima pode não empolgar os apaixonados por velocidade (40 km/h), mas cumprem as leis de trânsito locais. Os cientistas esperam para o futuro uma mudança no código de trânsito que permita ao veículo atingir os 60 km/h.

altcar-1.jpg
As baterias podem ser carregadas em tomadas de 110 volts e são capazes de manter até 80% de sua capacidade após mil recargas.

As baterias de íon-lítio da fabricante, a Electrovaya, podem ser recarregadas em tomadas de 110 volts entre seis e oito horas e, a depender da carga e das condições da estrada, percorrer de 100 a 190 quilômetros. O fabricante ainda garante que cada bateria é capaz de manter 80% da sua capacidade mesmo depois de mil recargas.

Dez carros estão sendo expostos no Centro de Ciências de Maryland e a população pode fazer testes drives gratuitos durante todo o mês de julho. A partir de agosto, todos os veículos estarão disponíveis para o aluguel. Para participar, o membro do programa poderá reservar o carro pela internar, utilizá-lo durante o período que precisar e devolve-lo assim que terminar.

altcar-2.jpg
Os membros do programa podem escolher o pacote, reservar e utilizar o carro elétrico sempre que precisarem.

Além de dirigir um carro que emite zero poluição, esse tipo de aluguel ajuda a reduzir a quantidade de veículos nas ruas e estimula a consciência de uso responsável do carro. Para completar, o usuário não precisará se preocupar com combustível (eletricidade, nesse caso), manutenção ou seguro.

*Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade