Engenheiro agrônomo de formação, João José Anselmo dos Santos faz parte do CENTEC (Centro de Ensino Tecnológico), uma organização social sem fins lucrativos que atua com educação profissional em todo o Estado do Ceará. Anselmo ministra cursos de reaproveitamento de garrafas PET em uma arte bastante curiosa.

Foi em 2000 quando começou a utilizar as garrafas nas suas atividades profissionais e seria após sonhar durante uma viagem de ônibus que o professor criaria seus primeiros canteiros para hortaliças com garrafas PET e posteriormente incluiria essa técnica no curso de produtor de hortaliças que ministra.

Seis anos depois incluiu em seu portfólio a confecção de pássaros com garrafas PET que além de darem uma decoração vibrante ao ambiente servem de “vaso” para plantas de pequeno porte. Seu primeiro trabalho neste segmento foi a brasileiríssima arara, seguida então por tucanos, gansos, papagaios, patos, borboletas, joaninhas, enfim, criatividade não lhe falta.

O professor passou então a incluir em seu curso as técnicas que desenvolveu para confecção desses animais, desde o corte até a pintura, e mais recentemente criou o canteiro de garrafa PET para ambientes com piso e ainda alguns brinquedos.

Seu trabalho já foi apresentados em eventos como o Encontro Intercontinental Sobre a Natureza – O2 2009, realizado em novembro de 2009 na cidade de Fortaleza-CE, quando também ministrou uma plenária sobre a reutilização das garrafas PET. Atualmente o professor Anselmo coordena a unidade de Iço-CE do Instituto CENTEC.

Seu maior desejo hoje? Angariar recursos para dois novos projetos: a implantação de hortas com garrafas PET em escolas e a introdução de seus cursos aos alunos para que desenvolvam a criatividade e, por que não, criem suas próprias peças.

Para contatá-lo envie e-mail para jjadsan arroba yahoo ponto com ponto br

Matéria baseada em entrevista com o Prof. Anselmo

__________________

__________________

__________________

__________________

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade