Nós aprendemos na escola alguns motivos da queda do império romano. Mas agora um estudo diz que existiu um fator determinante para a queda: Uma mudança no clima.

Pesquisadores de Harvard e de várias instituições européias dizem que por volta do século 3, ocorreram mudanças climáticas na região do império (que se estendia por toda a volta do Mediterrâneo) deixando o império mais frio e seco. A publicação, da revista Science, diz que isso afetou diretamente a produção de alimentos que veio a causar a inflação e tudo aquilo que a gente aprendeu.

Os pesquisadores querem mostrar que os governos não podem pensar que estão isolados das variações ambientais. E lembram que o estado atual do planeta não é igual a esse que Roma sofreu, “O que está acontecendo agora não tem precedentes, é muito mais rápido”.

O estudo foi feito com 9.000(!) grandes pedaços de madeira antiga usada em construções e artefatos. Cada ano cria uma camada no tronco da árvore e assim os cientistas foram retirando cada camada para comparar os pedaços: Conforme a grossura, eles conseguem saber se o ano foi mais quente, chuvoso ou frio.

Via Folha / Imagem via Flickr

 
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade