“Doidos! Nunca vão construir um túnel desse tamanho e com essa dificuldade”. Foi o que o pessoal deve ter dito quando anunciaram o Eurotúnel, que linga a França à Inglaterra por baixo do Canal da Mancha. Agora alguns devem dizer o mesmo sobre o plano russo de um túnel gigante ligando a Sibéria ao Alasca.

O túnel deverá term 103 km de extensão total com possibilidade de expansão para ligar Nova York a Londres. O dinheiro viria todo da iniciativa privada e o trem seria utilizado só para carga.

Qual o motivo dessa novidade aparecer por aqui? Bem, além da óbvia melhora que os trens proporcionariam (menos navios circulando nos oceanos) o site Inhabitat fez um comentário dizendo o que pode ser ainda melhor:

As usinas elétricas propostas, que extraem energia das marés, poderiam fornecer 10 gigawatts de energia, e um conjunto de campos de energia eólica poderia criar uma oferta constante de energia limpa, servindo como uma conexão vital a uma rede mundial de energia. O túnel em si iria levar quinze anos para ficar completo – e uma rede elétrica e ferroviária levariam mais outros anos – mas o projeto iria mudar de forma significativa a indústria de transporte de carga, além da indústria de energia.

Energia limpa para o mundo. Isso é demais mesmo! (Mas bem que eles poderiam repensar isso de transporte só para cargas, né?)

 

Via Inhabitat via Gizmodo | Imagem: Divulgação

 
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade