Um dos principais problemas nutricionais dos vegetarianos é a anemia, além da carência de algumas vitaminas, o que se agrava naqueles que não consomem nenhum produto de origem animal ou veganos.

A soja tem sido utilizada em larga escala para suprir estas necessidades nutricionais, porém atualmente podemos diversificar nossa alimentação incluindo outros cereais e uma dessas descobertas é a quinoa cultivada no altiplano andino.

Segundo a Food and Agriculture Organization (FAO), a quinoa é um dos alimentos mais completos que existem. Ela pode ser consumida com frutas, em barrinhas, com vegetais, em tortas e panquecas entre outras receitas.

Cada 100 gramas de quinoa contêm: proteínas (15g); carboidratos (60g); ferro (9,5mg); fósforo (286mg); cálcio (112mg); fibras (5g) em 350 calorias. Além disso, pode ser considerada boa fonte de minerais como magnésio, potássio, zinco e manganes. Também contém vitaminas do complexo b como a tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico e alfa-tocoferol (vitamina e).

Já podemos encontrá-la nas prateleiras de orgânicos e produtos integrais das grandes redes de supermercado do país. Ainda é um pouco cara porque é importada, mas com uma maior procura tende a baixar de preço até pelo fato de que já existem estudos sobre a viabilidade do seu cultivo no cerrado.

#PdL indica que este é um Post do Leitor, escrito por pessoas como você, que curtem o eco4planet, a sustentabilidade e o meio ambiente. Para se tornar um colaborador é simples: mande uma mensagem e enviaremos mais detalhes.

Fontes: Wikipedia, Copacabanarunners, QuinuaReal, BoaForma, O globo.

 Bióloga e professora. Realizou trabalho voluntário com plantas medicinais e horta, além de pesquisa sobre aves, interessada em ecologia e alimentação saudável.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade