Em setembro de 2009 o estado de São Paulo criou uma lei para o combate ao aquecimento global. A lei é bem ambiciosa e quer que até 2020 as emissões de gases que causam o efeito estufa sejam reduzidas em até 20% comparados aos níveis de 2005. Mas como essa meta será atingida?

Não será nada fácil, o governo também sabe. Entre outros fatores pessimistas, há a previsão de que o dióxido de carbono gerado em 2005 deve crescer 55% até 2020 e passar do dobro em 2035. As estimativas estão todas no estudo Matriz Energética do Estado de São Paulo – 2035, da Secretaria de Energia estadual.

Boa parte desse crescimento será por conta da frota de automóveis, que bate recordes de vendas a cada novo ano. Por isso, o pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) da Unicamp, Sérgio Valdir Balay, acha que precisamos de novas politicas para a redução de emissões e “caso o estado queiram mesmo cumprir a lei, terá de tomar medidas ousadas e mexer com hábito das pessoas.” Numa entrevista, Balay disse que “Precisaríamos reduzir o uso dos automóveis, já que o transporte é o maior responsável pelas emissões. As grandes empresas e o próprio Poder Público também teriam que reduzir suas emissões.”

Para ele, 20% de queda nas emissões ainda é possível, mas ele diz que as metas não foram pensadas levando os devidos critérios.

A Secretaria do Meio Ambiente diz, em nota, que a meta de 20% de redução vai continuar e que sua meta é baseada em modelo matemático.

Politicagem ou ciência, o fato é que o governo não pode parar de trabalhar para ficar dentro da meta.

Imagem

 
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade